O que é o rider de um artista?
Equipes listam condições para que um show aconteça
Além de dinheiro, o que é necessário para contratar o show de um cantor? Não vamos entrar nas discussões sobre locação, quantidade de público e nem preços de ingresso, mas das condições que o cantor em questão ou um grupo pede na negociação de uma apresentação.
Recentemente, MC Cabelinho foi criticado por um produtor por não fazer um show pela falta de pirotecnia no palco. A equipe do funkeiro afirmou que a apresentação não aconteceu por quebra contratual e que outras coisas estariam faltando para que o show pudesse ser feito.
O rider é uma lista de pedidos feitos por ele e sua equipe como condições para realizar o show. Nele, há todos os detalhes envolvendo equipamentos, instrumentos, camarim, segurança, configuração de palco, transporte, hospedagem, alimentação, direitos de transmissão (caso o show seja exibido nas redes sociais, rádios ou emissoras de TV) e por aí vai.
Os pedidos de grandes cantores para os camarins de festivais, como o Lollapalooza e o The Town, são os mais comuns de serem divulgados. Bebidas e comidas de marcas específicas, móveis necessários, espelhos, araras de roupa, decoração e outras comodidades vão deixar a estrela confortável no local.
Leia também
Profissão handler: o que fazem as ‘babás’ de artistas internacionais?
Emprego perfeito: jornal busca repórteres especializados em Beyoncé e Taylor Swift
Às vezes, em eventos com line up extensos, aqueles que não são headliners costumam ter um rider de camarim mais generalizado (todos têm o mesmo, adaptando o cardápio para alérgicos, veganos, vegetarianos ou com restrições alimentares). Nem sempre é possível atender todos os pedidos e especificações em eventos desse porte.
Nem sempre a equipe de produção encontra o equipamento ou produto pedido no rider – a disponibilidade e quantidade (além do preço) varia conforme a cidade.
Geralmente, o contratante e a equipe do contratado costumam chegar em acordos quando isso acontece, adaptando os pedidos para que tudo aconteça da melhor forma. O ideal é que todos os combinados sejam oficializados no rider anexado do contrato, de forma que ambas as partes estejam respaldadas em caso de descumprimento.