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Virais no TikTok: os bastidores e estratégias de quem bombou na plataforma

Virais no TikTok: os bastidores e estratégias de quem bombou na plataforma

Artistas contam experiências e dicas para ter um bom desempenho na plataforma

Avatar de Isabela Pacilio
MC Jacaré, Lou Garcia e Zé Felipe

Artistas, influenciadores e anônimos buscam a receita certa para viralizarem no TikTok. A rede social se provou como a mais influente do momento, capaz de ditar as tendências na música e decidir os topos dos charts dos streamings.

O segredo para viralizar não é uma fórmula concreta, mas a tentativa e erro, aliados à conexão do público e à constância, podem alavancar perfis de pequenos e grandes artistas.

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Seja pela letra, batida ou até mesmo pelas famosas dancinhas, conquistar o público é essencial. Para Lou Garcia, que viralizou em 2022 com o single “Não Fosse Tão Tarde”, o contato com os internautas é ideal para produzir bons conteúdos.

“Todo artista deve se identificar com aquilo que canta e escreve. A segunda dica é não desistir, porque existem pessoas que não acreditam [no seu potencial]. A terceira é divulgar o trabalho da melhor forma possível. Fazer um conteúdo específico para aqueles que você sabe que vão se identificar”, explica ela para a Billboard Brasil.

“As redes sociais sempre foram muito presentes para mim. Eu não saio do TikTok. Sempre estou vendo ideias de vídeos, de coisas para fazer e principalmente artistas que convivem com o público. É muito importante ter esse contato, mostrar sua vida. As pessoas se sentem perto de você de algum jeito e isso faz com que elas te acompanhem.”

MC Jacaré, de 20 anos, dono de virais como “Vento Forte”, “Toma Tapa” e “Macho Preferido”, com Zé Felipe, usa também o humor para fortalecer seu público.

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“Essa sacada é boa demais. Eu sempre tive isso na cabeça, mas tinha medo do povo falar que eu ia virar blogueirinho. Os MCs grandes não postam isso, mas eu só ia saber [se ia dar certo] se fizesse. Comecei a postar um monte de vídeos por dia. Eu estava com 200 mil seguidores e agora estou com 1 milhão”, conta o jovem.

Jacaré, cujo nome é Pedro, não pensa no TikTok na hora de compor e produzir suas músicas. Ele busca o diferencial.

“Tem que ser um assunto que não seja igual às outras músicas. Está cheio de canção com letra igual. A composição tem que ser diferenciada, ter uma sacada”, explica.

“Quando faço uma música cheia de bobagem, o povo gosta, mas não atinge todo mundo. Tem os que não postam [por vergonha]. Na hora de compor, não vou tirar a ousadia do meu funk. Tento equilibrar o light e o proibidão. Sem nenhuma besteira, o povo ataca latinha em você no show (risos). Se equilibrar todo mundo pode gostar, fazer dancinha e vídeo com a música.”

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Com a faixa pronta, vem o momento de focar redes. Para isso, Jacaré tem ajuda da irmã mais nova Isabela, de 17 anos. “Às vezes ela cria uma dancinha, outras ela diz que não consegue. Fazemos juntos, mando uns passinhos. É estranho, porque tem música que não viraliza a dancinha, ou que viraliza só a música.”

O cantor também ressalta como a constância nas publicações é algo importante. “Se você postar um vídeo, é uma chance de acertar. Se você postar 10, você tem 10 chances. Eu fiz isso!”.

@mcjacareÉ so uma fase eles falavam♬ Se solta Mc jacare – Mc Jacare

Não são apenas os novos artistas que se beneficiam do potencial do TikTok. Quem viraliza com frequência é Felipe. Nos vídeos, o artista conta com a participação da mulher, a influenciadora Virginia Fonseca. A empresária e influencer é a responsável pelas dancinhas dos singles do marido e costuma posar com as filhas, Maria Alice e Maria Flor, nas publicações. 

Zé Felipe reconhece que a internet e as redes sociais mudaram o impacto da música no público e como isso também é refletido no mercado fonográfico.

“As redes sociais têm bastante influência no mercado musical, e eu comparo demais com o passado. Antes, o público era alcançado quando tocava em uma novela, nas rádios e nos programas de TV. Hoje, temos a internet que facilita essa propagação, e o TikTok é uma das ferramentas. Por isso, eu acho que não é o objetivo quando produzimos algo, mas é um dos caminhos de fazer chegar nas pessoas”, comenta.

@zefelipecantorMeu tudo ❤️🙏🏼⚡️♬ Vacilão – Zé Felipe & Igow & Wesley Safadão

O rapaz explica que as pessoas precisam se identificar com a faixa para que se torne viral. 

“A gente não consegue saber se a música vai virar ou não, é algo muito natural. Em geral, a faixa precisa criar identificação com quem está ouvindo, ter um ritmo gostoso, divertido… Eu sempre aposto naquela que chega e me envolve. Fico dias ali cantarolando, tendo ideias até que corro pro estúdio e gravo.”

“A dica que eu dou para todo colega da música é fazer o trabalho com o coração, ficar antenado no que é produzido e consumido em outros gêneros e outros países. E o mais importante, apostar com todas as fichas e muita fé”, acrescenta o cantor.

@zefelipecantorGanhei um avião da minha gata, esse avião é da NOSSA FAMÍLIA!!! Toda honra e glória de Deus 🙏🏼❤️⚡️♬ Vacilão – Zé Felipe & Igow & Wesley Safadão

Rafinha RSQ, responsável pela produção de “Posturado E Calmo”, de Léo Santana, reforça a ausência de fórmula mágica. “É bom acompanhar as tendências, a comunicação nas redes, os efeitos sonoros e de dança. Mas, na hora da produção, tem que ser orgânico. Não adianta jogar um monte de gíria, efeitos de reverse e achar que vai se tornar um viral só por conta disso”, diz.

“É complicado pensar na música já imaginando que ela vai se tornar um viral no TikTok. Usando ‘Posturado e Calmo’, do Léo Santana, como exemplo. Ele me mandou a composição e fiz a produção sem pensar nela como um viral, só tive essa dimensão no show”, acrescenta.

Para Roberta Guimarães, Líder de Relacionamento com Artistas de TikTok no Brasil, a proximidade com a audiência é essencial para criar bons conteúdos.

“É o público que determina o que quer ver e engajar. É isso o que eu considero viral, qualquer coisa que o público esteja abraçando”, afirma Roberta. “É passar o bastão da mensagem, do engajamento, para o seu público trabalhar esse efeito cascata.”

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Segundo a líder, o TikTok tem o poder de democratizar o consumo de música. “Tem também a questão do sentimento. Além da identificação do público, existe o estado de espírito que aquilo te passa e se conecta com o seu momento. Você pode querer fazer o desafio do ‘Posturado e Calmo’, mas temos também um momento de contemplação com uma música da Kate Bush, por exemplo. Isso tem a ver com engajamento, né? É a capacidade de comunicar e te representar.”

Como dica para quem quer ganhar espaço no TikTok, Roberta diz que o segredo é ser autêntico. 

“Conte a sua história, seja você, seja autêntico. A outra coisa é consistência. O TikTok é uma rede de consistência e entende que você é relevante no momento em que há troca com a audiência. Significa produzir conteúdos, engajar com os fãs, comentar outros artistas. Muitos buscam um TikTok para o momento. Como faz para viralizar? A resposta está na consistência. Quanto mais relevante, mais visibilidade e mais possibilidades de sucesso.”

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