Década triunfal: SEVENTEEN celebra 10 anos de carreira desbravando festivais
Grupo de K-pop é capa da 15ª edição da Billboard Brasil
Terceiro no pódio com mais vendas no mundo em 2024, de acordo com os dados da Federação Internacional da Indústria Fonográfica, o SEVENTEEN celebra 10 anos de carreira em 2025. Formado pela Pledis Entertainment, o grupo começou o ano com uma conquista: tornou-se o primeiro ato de K-pop a se apresentar no Tecate Pa’l Norte – tradicional festival de música que acontece anualmente em Monterrey, no México, desde 2012. Eles dividiram o posto de headliners com gigantes como Green Day, Olivia Rodrigo e Kings Of Leon, no início de abril.
“Nós sempre agradecemos o amor e o apoio incríveis que recebemos ao redor do mundo, mas pisar em um palco global como este nos dá a chance de sentir essa energia de perto e nos conectar com nossos fãs além da tela”, avalia o líder do grupo S.Coups, com exclusividade para a Billboard Brasil, na primeira entrevista do grupo concedida ao país. “Como o Tecate Pa’l Norte é um dos maiores festivais de música do mundo, muitos na plateia ouviram o SEVENTEEN pela primeira vez.”
A performance sucedeu passagens por Glastonbury, no Reino Unido, e Lollapalooza Berlim, na Alemanha, no ano passado. “Fazer parte de festivais globais como esses nos faz querer mostrar o talento distinto do SEVENTEEN, mesmo em cenários que não estamos familiarizados”, afirma Dino.
Além de S.Coups e Dino, o SEVENTEEN é formado também por Jeonghan, Joshua, Jun, Hoshi, Wonwoo, Woozi, DK, Mingyu, The8, Seungkwan e Vernon. Os membros Jeonghan e Wonwoo não participaram do show no México e nem da conversa com a Billboard Brasil. Eles cumprem o alistamento militar obrigatório na Coreia do Sul.
Juntos há uma década, os 13 jovens sinalizam mudanças a caminho: “Vejo esse próximo período como um momento para cada um de nós recarregar as baterias e crescer das nossas próprias maneiras. Mesmo que a forma mude um pouco, a essência do SEVENTEEN permanecerá intacta. Na verdade, acho que será uma oportunidade de mostrar novos lados de nós mesmos que não compartilhamos antes. Recebemos muito amor e apoio ao longo dos anos e estamos mais motivados do que nunca para dar o nosso melhor em cada passo à frente”, garante Seungkwan.
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Jornada de êxito
O âmago do SEVENTEEN é firmado em versatilidade musical e pela autoprodução – o que os diferencia de muitos colegas no competitivo mercado do K-pop e pop global. Os integrantes estão por trás não apenas da sonoridade do grupo, mas também das detalhadas coreografias e apresentações. “Ao longo dos anos, eu não diria que nosso processo de composição ou produção mudou drasticamente”, explica Woozi, membro e principal produtor do grupo.
“O ambiente e as situações ao nosso redor podem ter mudado de maneiras sutis, mas o cerne de como abordamos a música, nossa mentalidade e os valores que buscamos permaneceu estável e sincero desde o início. Ainda criamos com a mesma dedicação que tínhamos desde o primeiro dia. E acho que permaneceremos fiéis a isso mesmo com o passar do tempo”, diz o compositor.
A discografia deles é solar e atemporal. Nas músicas, abordam temas universais como as dores e delícias da juventude, amor, relacionamentos, entre outros, sem especificar gêneros de seus eu-líricos – ampliando ainda mais a capacidade de conexão com os ouvintes.
“Acredito que os fãs podem ver os belos aspectos do mundo de forma mais ampla por meio da nossa música. É por isso que sentimos a responsabilidade de permanecer fiéis ao que criamos. Deixar energia positiva enraizada na bondade. Ao mesmo tempo, as histórias que compartilhamos são nossas, com emoções e experiências sinceras que ressoam com os ouvintes”, diz Woozi.
Além da formação completa, a estrutura do grupo é dividida em três frentes: hip hop, vocal e performance. Nos times menores, eles exploram ainda melhor os talentos individuais de cada integrante – como as rimas rápidas em “LALALI” e “Fire”, as harmonizações impecáveis em “Candy” e “Cheers to Youth”, e as coreografias expressivas em “I Don’t Understand but I Luv U” e “Spell”.
“Quando se tratam das apresentações, acho que os CARATs [como os fãs do SEVENTEEN são chamados] gostam mais de músicas que fazem todo mundo se mexer e cantar junto. Nossas performances sempre soam completas graças aos membros que construíram um forte trabalho em equipe ao longo dos anos e à equipe que nos ajuda a brilhar no palco. Nosso diretor nos guiou por um longo tempo e continua conosco a cada passo do caminho”, conta Hoshi.
Para o festival mexicano, eles escolheram o setlist minuciosamente. “Escolhemos músicas para que até mesmo o público que não nos conhecia pudesse aproveitar. Queríamos levar para o palco faixas que irradiassem nossa energia. Músicas que fossem fáceis de cantar junto e vibrar”, explica.
Apesar da versatilidade, o SEVENTEEN ainda não explorou ritmos latinos em seus registros. “Acho que há uma paixão e um ritmo visceral na música latina que falam com as pessoas. Temos um remix do nosso single ‘Love, Money, Fame’ com [a cantora mexicana] Kenia OS, e foi interessante ver como diferentes mundos musicais se misturam. Estou definitivamente interessado em explorar esse gênero mais a fundo. Parece divertido”, acrescenta Vernon.
Mingyu também avalia as mudanças que o pop coreano teve desde a estreia do grupo em 2015. Segundo dados exclusivos do Spotify, o volume de streams de K-pop aumentou 20% no Brasil de dezembro de 2023 até dezembro do ano passado. No mundo, o aumento foi de 9% no mesmo período. “Agora o K-pop é adotado em uma escala verdadeiramente internacional, um caminho pavimentado pelos artistas incríveis que vieram antes de nós, e continuamos a construir sobre essa base”, explica.
“Hoje em dia, é mais importante do que nunca ter uma identidade forte e cada membro entender e mostrar seus encantos únicos. Também parece que a vida útil de um grupo de K-pop cresceu mais, o que nos permite sonhar mais alto e mirar mais alto como uma equipe. O mundo é vasto, e a música, em sua essência, transcende a linguagem e as fronteiras. Então esperamos continuar criando música que mova e energize as pessoas, não importa onde elas estejam.”
Líder do SEVENTEEN, S.Coups afirma que cada lançamento é um novo desafio. “São marcos recorrentes que constantemente nos empurram a crescer. Mas fomos capazes de superar continuamente esses desafios graças aos fãs em todo o mundo, que nos dão amor e força inabaláveis.”
Keeping Up with SEVENTEEN
A sinergia dos integrantes vai além do palco. A conexão e a intimidade entre os jovens é eternizada nas centenas de conteúdos produzidos. Eles viajam juntos para outros países, gravam os bastidores de cada produção e estrelam o popular quadro “Going SEVENTEEN” no YouTube – que conta com mais de 250 episódios de jogos, desafios, passeios e por aí vai. Um verdadeiro programa de variedades.
“Quando você vive e trabalha junto como um grande grupo por tanto tempo, é natural que diferenças de opinião ou colisões surjam ocasionalmente. Especialmente por todos sermos apaixonados por criar melhores músicas e performances”, diz Jun.
“Compartilhamos o mesmo objetivo, mas nossas abordagens podem variar, às vezes. Quando isso acontece, nos reunimos para conversar. Geralmente tomamos decisões com base no consenso da maioria, mas isso não significa que a voz da minoria seja ignorada. Tentamos incorporar diferentes perspectivas sempre que possível, seja no nosso processo criativo ou na vida. Esse tipo de comunicação nos permitiu permanecer fortes como uma equipe por tantos anos, e acredito que teremos conversas ainda mais honestas para permanecermos juntos por muito mais tempo”, explica o cantor.
Mingyu completa: “Muitas vezes falamos sobre ideias que queremos tentar no futuro. Com o passar do tempo, nossos interesses e paixões evoluem naturalmente, então, é divertido e interessante ouvir como cada um de nós vê as coisas de forma diferente. Mas uma coisa que se manteve consistente é nossa motivação e ambição, o sonho que temos como equipe.”
Nos raros momentos de descanso entre agendas, os integrantes aproveitam o tempo livre cuidando da saúde física e explorando passatempos. “Fora do trabalho, tenho me concentrado em recarregar as energias. Cuidar da minha saúde física por meio de exercícios regulares. Manter a consistência nos treinos me ajudou a construir resistência e prevenir lesões no palco”, conta The 8. “Gosto de fazer compras ou passear pela vizinhança. Gosto de descobrir novos perfumes ou dar uma olhada em lojas de roupas. Se eu tiver um pouco mais de tempo extra, também gosto de cozinhar”, diz Joshua.
Para lidar com momentos difíceis, The 8 busca apoio nos próprios integrantes. “Quando se trata de saúde mental, acho que o que mais ajudou foi o apoio dos membros. Conversamos muito, e acho que essas conversas se tornaram uma espécie de sistema de apoio emocional para todos nós. Sinto-me realmente sortudo por ter 12 pessoas em quem posso me apoiar e me abrir. São pessoas que me dão força e me permitem fazer o mesmo por elas.”
O SEVENTEEN debutou oficialmente no dia 26 de maio de 2015. Até o momento que esta matéria foi escrita, eles ainda não haviam divulgado os planos de celebração do aniversário do grupo. Ao avaliar a trajetória, DK diz estar animado para o futuro com seus companheiros. “O 10º aniversário é um marco muito significativo. Não apenas para nós, mas também para nossos CARATs. Sou profundamente grato por termos chegado até aqui, permanecendo saudáveis e avançando sem grandes contratempos, enquanto recebemos tanto amor de fãs ao redor do mundo”, ele diz.
“Olhando para trás, me sinto incrivelmente feliz por construir inúmeras memórias com os membros, e estou igualmente animado pelo que está por vir. Há um verdadeiro sentimento de orgulho pelo fato de que todos nós 13 permanecemos juntos durante tudo isso. É um símbolo que queremos carregar conosco como uma equipe. Se chegamos até aqui, é tudo pelos fãs. Agora, parece que estamos entrando em um novo capítulo, e esperamos que eles continuem nessa jornada conosco.”
Nesse novo capítulo, o público brasileiro torce para a vinda do SEVENTEEN ao país. O Brasil não foi incluído, até agora, em nenhuma das turnês do grupo. “É incrível ver quanto amor estamos recebendo do outro lado do mundo. Seria emocionante fazer uma parada da turnê no Brasil e conhecer todos os CARATs brasileiros”, diz Joshua.
“É uma bênção ser amado pelos fãs no Brasil. Às vezes, não podemos estar fisicamente em todos os lugares, mas saber que as pessoas estão nos apoiando de longe nos lembra quão poderosa é essa conexão”, completa DK. Questionados sobre conhecer a cultura do país, Vernon se mostra um fã da música popular brasileira. “Gosto de ouvir bossa nova. É suave e descontraída, agradável aos ouvidos a qualquer hora. Em termos de comida, o churrasco brasileiro é ótimo!”, afirma o rapper. “Eu sempre quis visitar o Brasil e faremos o possível para visitá-los o mais rápido possível”, finaliza Seungkwan.
Então venham, estamos esperando!