Indústria em transformação é tema central da programação de música do Rio2C 2025
Veja os detalhes dos painéis do evento marcado para 27 de maio


Maior encontro de criatividade da América Latina, o Rio2C ocupa a Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, de 27 de maio a 1º de junho, com uma ampla programação dedicada à indústria da música.
A trilha voltada ao tema, que reúne artistas, empresários, produtores, jornalistas, executivos, plataformas, festivais e marcas, se desdobra em três espaços principais: Soundbeats I (Record Music), Soundbeats II (Live Music & Live Experience) e SoundBeats III by Mundo da Música, com dezenas de painéis, oficinas e convergências sobre os rumos do setor fonográfico e do entretenimento ao vivo.
Além dos três palcos dedicados exclusivamente ao segmento, a música também reverbera em outras frentes da programação, como o Global Stage, StoryVillage e BrainSpace.
E ocupa ainda um espaço de destaque na programação artística do evento: o Rio2C Stage, com shows ao vivo que acontecem ao longo do dia, incluindo as apresentações do PitchingShow e os happy hours com line-ups assinados por grandes gravadoras e agregadoras.
Outra novidade deste ano é a realização da primeira edição do Fórum Ibero-americano de Mercados Musicais, que acontece nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho e reúne representantes de 24 mercados de oito países para discutir políticas públicas, estratégias de integração cultural e circulação artística no setor musical.
Saiba os detalhes
No palco Soundbeats I, voltado aos processos envolvidos na gravação e lançamento de projetos, temas como novas tecnologias, mudanças nos modelos de negócio, direito autoral e inteligência artificial dividem espaço com debates sobre imagem, estilo, comunidades, empreendedorismo e novas formas de consumo musical.
No painel “O novo modelo de carreira independente”, Carolina Alzuguir (Spotify), Kamilla Fialho (K2L), Felippe Llerena (ABMI) e Alana Leguth (Kondzilla /Hervolution) debatem os caminhos contemporâneos para a autonomia artística.
Em “Moda na música”, Victor Miranda (stylist da Luisa Sonza) Bianca Jahara (stylist da Iza e Gloria Groove), a cantora e compositora Priscilla e a pesquisadora de moda e tecnologia Olivia Merquior abordam o papel do styling na construção da imagem artística.
“O estado flow da criatividade” reúne Criolo, Duda Beat, a musicoterapeuta Marly Chagas e o autor e especialista em flow Cadu Lemos para discutir os processos criativos a partir de uma perspectiva neurocientífica.
Em “Inteligência artificial: a autoria e o autoral”, os advogados Lucas Antoniazzi e Ana Carolina Feital e o diretor jurídico da Buser, Giovani Ravagnani, refletem sobre proteção de obras e o impacto das IAs no direito autoral.
“Business planning na era da inteligência artificial”, com a Mestre em Direito e especialista em propriedade intelectual Letícia Provedel e Fernanda Rebelo, diretora legal da Warner Chapell, apresenta um roadmap para empresas do entretenimento se prepararem para os desafios da IA.
A representatividade regional é destaque em “O futuro da música do Norte pós-COP30”, com Gaby Amarantos, o idealizador e produtor do festival Serasgum Marcelo Damaso e o jornalista Silvio Essinger.
Em “A conexão da música com as marcas”, Simoninha, Carol Spiegel (TIM), Marcel Klemm (Warner Chapell) e Dani Pepper (K2L) discutem branding, sincronia e os desafios dos direitos autorais nesse cenário.
A convergência entre música e games é explorada em “Dos palcos aos pixels”, com Daniel Gouw (Riot), Marceli Madueño (Entourage), Thiago Abreu (Warner Music) e Jonathas Tchê (Player1).
“As gravadoras e os conteúdos ao vivo” discute como majors vêm integrando experiências com fãs e catálogo, com Leila Oliveira (presidente da Warner Music Brasil), o executivo e ex-CEO da Sony Paulo Junqueiro, Alex Schiavo (Altafonte) e Bella Garcia (Gema).
Em “A conexão das marcas e a música”, representantes de grandes empresas como Alysson Assunção (gerente de patrocínio da Petrobras) e Mariana Prado (gerente sênior de marketing da C&A) e Renan Augusto (empresário de Jão) falam sobre investimento de marcas em turnês e lançamentos.
O papel da música na narrativa audiovisual e a expansão internacional da indústria musical é tema do painel “Trilhas sonoras e o mercado internacional”, com o compositor e diretor musical Antonio Teoli, o diretor de projetos da Orquestra Petrobras Marcos Souza, o vice-presidente de conteúdo premium da Sony Music Espanha Sergi Reitg e a compositora e produtora musical Flavia Tygel.
“As majors no controle” analisa a consolidação do mercado independente com Noemí Planas (WIN), Carlos Mills (Mills Records), André Izidro (Atabaque) e James Lima (ABMI).
O palco também recebe oficinas como “Planejamento estratégico para artistas”, com Anita Carvalho (Music Rio Academy), a cantora Thathi e a empresária Fernanda Alves, e “Cobertura real time em shows e festivais”, com a estrategista de conteúdo e social media da TV Globo Maria Eduarda Telles e a head e sócia de conteúdo da Flox, Amanda Sorato.
Em “Do palco ao mercado”, a cantora e compositora Luedji Luna, Marília Pacheco (Portal Popline) e o produtor musical Iuri Rio Branco debatem como artistas vêm empreendendo em áreas além da música.
Já em “Música como ferramenta de branding”, Vanessa Toledo (João Rock) e Hellene Hoy (MECA) destacam o papel dos festivais na construção de marca.
No palco Soundbeats II os debates se voltam à cadeia de valor dos grandes eventos e shows ao vivo, com painéis sobre acessibilidade, inclusão, internacionalização, políticas públicas e sustentabilidade.
“Circuito off mainstream internacional” discute a inserção de novos artistas em mercados fora do eixo comercial, com André Bourgeois (Urban Jungle), Melina Hickson (Fina Produção / Porto Musical), o cantor e compositor Jota Pê e o programador e gerente de projetos artísticos da Uhuu Music, João Severo.
Já “A consolidação da relação da música brasileira e latino-americana” conta com Mia Nygren (Spotify), o produtor musical colombiano Ovy On The Drums, Mariana Madjarof (Acess Midia e F/Simas) e Marcos Kilzer (Warner Music).
“Estratégias alternativas de lançamento de novos artistas” propõe novas formas de ganhar visibilidade, com a cantora Tília, Lena Pelosi (Som Livre) Caroline Steinhorst (B+ca) e Flavio Saturnino, fundador e CEO da Popline.
Em “Políticas públicas de circulação de música”, Eulícia Esteves (Funarte), Luisa Cela (SECULT-CE), Sara Loiola e Danielle Barros (Abrafin) apresentam iniciativas para fomento do setor.
“O backstage é delas” destaca a atuação de mulheres na área técnica dos shows, com as diretoras e produtoras técnicas Carolina Frajdenrajch, Aline Duda (Audo Bizz) e Carol Fagundes (Salvador Eventos) e a apresentadora e baterista do Multishow Dedé Teicher.
Já em “O show é para todos”, Felipe Costa (Acreditando Brasil), Vanessa Bruna (Incluir pela Arte), Thiago Amaral (Rock World) e a musicista e palestrante Giovanna Andreo discutem práticas de inclusão em eventos.
No painel “O que temos de novo sobre exportação da música brasileira”, Felipe Martinez (Stellar Music), Sandra Jimenez (YouTube Music), Lucas Sorgini (Universal Publish) e Cris Falcão (Virgin Music) apresentam estratégias para internacionalização da produção musical brasileira.
A formação profissional é o centro de “A importância da formação no show business”, com Anita Carvalho, Guta Braga, Fabiana Lian e Alessandra Baiocchi (PUC-Rio).
Já “Gestão de crise em grandes eventos” reúne Luis Justo (Rock World), Luiz Oscar Niemeyer (Bonus Track), Luciana Villas Boas e Bernardo Araújo (O Globo) para discutir riscos, mudanças climáticas e volatilidade cambial.
Encerrando a programação, o painel “Música amazônica e indígena”, com a cantora e compositora Kaê Guajajara, o cantor Victor Xamã, e Esther Querat, fundadora do New Territories Music, com mediação do jornalista Leonardo Lichote, propõe um debate urgente sobre descentralização cultural e visibilidade para a produção musical originária.
No Global Stage, Lulu Santos participa de uma entrevista com Aline Midlej sobre sua trajetória como um dos maiores hit makers do país.
No painel “Luz do solo”, Xande de Pilares fala sobre sua homenagem a Caetano Veloso. Já em “Foco, fé e coragem”, Mc Daniel, Xamã e Duquesa compartilham vivências e superações.
No StoryVillage, a música aparece como elemento central das narrativas em “Capital Inicial – Primeiros erros e segundos acertos”, onde Dinho Ouro Preto conversa com Sabrina Parlatore sobre reinvenção artística.
Na conferência “O funk é delas”, Valesca Popozuda, Mc Carol e Pocah discutem a presença e a força feminina no gênero, em papéis que vão da composição à gestão de carreira.
Já no BrainSpace, o cantor Russo Passapusso (BaianaSystem) participa da mesa “Ansiedade e Futuro: Transformando Incertezas em Oportunidades”, ao lado de especialistas como a futurista Rosa Alegria e a psicóloga Cíntia Aleixo.