Ela já passou pelo rap, pop, funk e, agora, encontra a sua glória no pagode. Mostrando versatilidade artística, Gloria Groove se jogou no gênero musical que é uma das paixões nacionais. Em “Serenata da GG”, seu DVD ao vivo, a drag queen convida o público a falar de amor em todas as formas.
Antes mesmo de chegar às plataformas digitais, a nova empreitada de GG já fazia barulho. Viralizando no TikTok antes do lançamento, “Nosso Primeiro Beijo” virou o carro-chefe da etapa inicial do álbum. “Eu acredito que ‘Nosso Primeiro Beijo’ tem esse poder de conexão”, ressalta a cantora. A letra romântica e a coreografia, que pega de criança a vovós, fizeram a música ser um dos destaques do Billboard Brasil Hot 100.
No começo, a ideia até era trabalhar a faixa “Loucuras de Amor”, que, segundo Gloria, traduzia a proposta completa do projeto, mas, como dizem, a voz do povo é a voz de Deus. Logo, ela entendeu o recado do público e enxergou o potencial do hit.
Ao deixar a cinzenta galáxia do “Futuro Fluxo”, seu penúltimo álbum de estúdio, Gloria Groove se jogou em um universo todo rosa e cheio de amor. Para isso, revisitou seu passado e resgatou memórias afetivas. Reuniões de famílias e amigos, histórias de amor e programas de auditório dos anos 1990 deram vida à imaginação da drag queen.
“A nostalgia é uma das pernas principais desse projeto, saudade é algo que senti o tempo todo”, revela.
Falando de sonoridade, as obras de Katinguelê, Só Pra Contrariar e Belo, que se tornou padrinho do projeto, foram material de estudo para a cantora encontrar seu caminho no pagode. Juntando tudo isso, esse molho nostálgico deu caldo para a “Serenata da GG”. O primeiro volume chegou às plataformas digitais no final de maio. Alcione, Ferrugem, Thiago Pantaleão e Gina Garcia foram alguns dos nomes que participaram.
Agora em setembro, saiu o segundo disco, com Menos É Mais, Thiaguinho, Mumuzinho, Sampa Crew e Ana Carolina. Esta segunda etapa lançou a faixa “Amor Pilantra”.
Com o sucesso e a aceitação do público, Gloria Groove não descarta a continuidade do trabalho com o pagode. “’Serenata’ é um projeto que propõe contar essas histórias de amor que não acabam nunca”, diz ela.
“Ir contra os moldes e se reinventar é essencial para qualquer artista –e para uma drag queen ainda mais, porque eu literalmente visto um novo estilo de vida.” Além de um porto seguro, “Serenata da GG” mostra que a cantora sempre surpreende ao tomar novos rumos.
*Esta entrevista foi originalmente publicada na edição #11 da Billboard Brasil impressa, cujas capas são estampada por Caetano Veloso e Maria Bethânia, Mariah Carey e Xamã. Saiba mais sobre esta edição.