Thiaguinho sobre parcerias no pagode: ‘Samba é a mãe da música brasileira’
Cantor falou com a Billboard Brasil durante gravação de Gloria Groove
Gloria Groove, Ludmilla, Leo Santana, Livinho, Djavan e Gilberto Gil têm algo em comum: mesmo de gêneros variados, todos gravaram sambas.
Em entrevista para Billboard Brasil nos bastidores do novo DVD da Gloria Groove, o cantor Thiaguinho, um dos grandes nomes do samba e pagode, falou sobre a importância do gênero para cultura brasileira.
É uma alegria muito grande receber cantores de outros gêneros. Acho que o samba é a mãe da música brasileira, todo mundo bebe do samba, historicamente falando. Dos grandes cantores da MPB, por exemplo, Elis Regina, Emílio Santiago, Djavan, Gilberto Gil, cantaram samba. É uma alegria muito grande outros cantores cantando samba”, explicou.
Ainda segundo o cantor, o pagode dos anos 1990 foi responsável por aproximar ainda mais o samba da cultura popular.
E o trabalho feito por grupos como o próprio Exaltasamba, grupo que Thiaguinho assumiu os vocais na década seguinte, agora colhe resultados.
“Acho que a galera de outros gêneros cantarem pagode agora que é fruto de algo que vem sendo construído, principalmente dos anos 1990 para cá. Ele [pagode] é pop para caramba. Desde 1990 para cá, atinge todas as classes sociais, idades, e isso com o tempo foi só aumentando. Ver essa próxima geração do chamado pop brasileiro cantando samba é uma prova que deu certo de tudo o que a gente plantou”, finaliza.
Gloria Groove no pagode
Gloria Groove gravou um projeto inédito na noite de quarta-feira (8), no Vivo Rio, no Rio de Janeiro. Trata-se do “Serenata da GG”, seu DVD de pagode.
O projeto tem a colaboração de grandes nomes do pagode, como Thiaguinho, Belo e Ferrugem. Além disso, Gloria também dividiu o microfone com sua mãe, Gina Garcia, que já trabalhou como backing vocal do Raça Negra.
A gravação do DVD de Gloria Groove foi divida em duas etapas, e devem ser lançadas como “Serenata da GG 1 e 2”. Na primeira edição do disco, Gloria fez uma versão inédita de “A Loba”, com Alcione.