Você já pensou em ser famoso? Já quis ser celebridade? Graças ao TikTok, essa foi a realidade de centenas de pessoas no Rock in Rio 2024! A maioria nem imaginava que fosse possível, mas se destacou na multidão durante o festival.
O TikTok decidiu celebrar seus usuários e fãs por meio da campanha “Ídolos da Pista”. A ideia era mostrar que são também as pessoas comuns que criam momentos especiais dentro de um festival. Por isso, quem estava no meio da galera também devia, sim, ser considerado um ídolo. E celebrado!
As pessoas que foram até o espaço do TikTok no Rock in Rio ganharam ensaio fotográfico, como verdadeiros ídolos. Uma equipe foi montada para fazer acontecer, com fotógrafos, assistentes de câmera, além de produtores e editores. Foram mais de 3.000 fotos e vídeos feitos com essa galera. E teve de tudo: rodas de amigos, famílias apaixonadas por música, pedido de casamento e até celebração de gravidez.
“O TikTok é uma plataforma que celebra todos os momentos da vida de pessoas reais contando seu dia a dia e o quanto essas histórias são valorizadas. A gente usou esse conceito da vida real que celebra esse 99% da vida e não só o 1% dos grandes momentos”, diz Carol Baracat, diretora global de Marketing Integrado do TikTok.
O tratamento era especial. Desde o minuto um, as pessoas eram chamadas de ídolos ou ídolas, recebendo atenção completa do time de promotoras e da produção. Durante a sessão de fotos, os profissionais dirigiam tudo atenciosamente: “Faz carão”, “agora anda”, “vamos de espontânea”. Era importante que os ídolos se sentissem à vontade.
Participaram da ação pessoas com idades entre 18 e 80 anos. Todas arrasaram nas fotos e fizeram ainda mais sucesso depois, quando as imagens apareceram nos telões do estande da marca. O TikTok tinha um espaço localizado próximo ao palco Mundo, e mais de 22 mil pessoas passaram por lá.
Os ídolos da pista também receberam suas primeiras fotos em poucas horas, ainda dentro do festival, e puderam se ver, nos dias seguintes, em aeroportos, telas nos pontos de ônibus e estações de trem e metrô!
Hoje, 40 deles ganham as páginas desta edição especial da Billboard Brasil. Quarenta justamente em homenagem às quatro décadas de vida do Rock in Rio, festival icônico que, ao longo dos anos, teve centenas de ídolos nos palcos, mas também foi palco de momentos inesquecíveis para milhões de ídolos das pistas.
Léo Robusto é um fazedor: faz roupas, acessórios e todo tipo de arte. Cria do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, trabalha como garçom enquanto mantém uma marca própria de acessórios. É fã de moda e, desde criança, já customizava sozinho suas peças de roupas. E quando a mãe perguntava: “Para onde vai vestido assim?”, Léo respondia dizendo que aquele era seu estilo.
No Rock in Rio não foi diferente: deu as melhores dicas de looks para os amigos e contribuiu para que todos tivessem confiança suficiente para ser quem são. É um ídolo da pista ou não é?
Léo fala sobre autoestima na sua relação com a moda. Nunca aceitou que corpos como o seu não fossem contemplados pelas lojas. E garantiu que não abriria mão de seu estilo por isso. “Nós, que somos gays, gordos, negros e periféricos, precisamos dar valor à nossa identidade, porque é ela que nos leva longe!”
Ciente de seu talento, Léo se tornou um expert em garimpar peças e tem ideias únicas de personalização de looks, que cria com a ajuda de amigas e costureiras –já acostumadas a atendê-lo e a realizar seus sonhos mais excêntricos.
Por que TikTok?
Eu sempre recomendo o TikTok por ser uma plataforma de entretenimento e diversidade. Ali tem pessoas de todas as formas, e eu amo. E também adoro pesquisar conteúdo, porque lá eu acho tudo!
Moradores do Rio de Janeiro, Tiago e sua noiva, Letícia, têm uma relação próxima com a música e com o TikTok. Por isso, ele planejou cuidadosamente um momento especial e único na vida do casal: o pedido de casamento, feito no Rock in Rio.
Ele agendou previamente as fotos como um ídolo da pista e, no momento do vídeo feito pelo paparazzo, ajoelhou e prometeu amor eterno a Letícia. “Foi único, especial e em um lugar que a gente ama estar”, relembra ele.
Por que TikTok?
A gente assiste a vídeos na plataforma todos os dias. Nossos familiares e amigos têm TikTok, e a gente divide a nossa vida por lá, e também debate o que está nas conversas. Eu recomendo sempre, faz parte do nosso dia a dia!
Walfrido Lino sonhava ir ao Rock in Rio desde 2001, mas só conseguiu realizar esse plano em 2015! Natural de Campo Grande (MS), em 2022 ele foi pela primeira vez com a esposa, Daniele. Agora, em 2024, o casal voltou ao evento acompanhado da filha, Lara, ainda na barriga da mamãe. Um ídolo da pista que entregou tudo!
“Foi algo mágico, porque, desde o início, a gente sempre sonhou como seria levar nossa filha ao Rock in Rio. Mas a ideia era isso acontecer mais para a frente, daqui a uns cinco ou seis anos. Viver isso com a Lara ainda na barriga foi maravilhoso”, diz Walfrido.
Por que TikTok? “Eu recomendo o TikTok porque é muito legal, uma plataforma em que dá para encontrar todos os assuntos. Para ir ao Rock in Rio, por exemplo, eu pesquisei por lá e criei um roteiro antecipado para a Dani não se cansar tanto.”
Moradora do Rio de Janeiro, Maria Isabel é muito fã de música brasileira e de alguns clássicos da música internacional, especialmente do rap e do pop. No Rock in Rio, conseguiu unir as duas paixões e também ser uma ídola da pista, como a rainha da make que ela é!
Inimiga do fim, Maria Isabel é responsável por agitar as amigas e não deixar ninguém ir embora cedo. Para garantir o carisma de todo mundo em dia, ela é responsável por maquiar as amigas e dar dicas diferentonas para todo mundo arrasar nas fotos. Além disso, tem sempre na bolsa um kit de socorro para retocar a make e garantir a lindeza até o fim.
Por que TikTok?
É uma plataforma muito completa. É um lugar onde eu posso tanto aprender novas tendências quanto lançá-las. Então, em vez de só consumir, a gente também pode criar esse conteúdo. E isso tem me feito me aproximar mais das pessoas ao meu redor.
Uriel se destaca em qualquer ambiente. Com um look exclusivo para o Rock in Rio, ele fez sucesso pela Cidade do Rock. Mas além daquilo que todos veem, ele é também um ídolo da pista para os amigos e até para desconhecidos. O motivo? Ele arrasa nas fotos!
Do interior de São Paulo, o rapaz está sempre presente em eventos e shows, e não é raro ver pessoas se desdobrando para tirar a foto perfeita. Graças a uma habilidade bastante invejada, ele sempre se oferece para dirigir a cena, fotografar e eternizar aquele momento.
Por que TikTok?
Eu utilizo o TikTok como uma ferramenta mais para o trabalho, para estudar tendências e comportamentos. Como minha área é a criatividade, gosto de ver como funcionam as coisas, o que tem dado certo, o que as pessoas estão fazendo. O TikTok me ajuda muito com isso.