Estudo confirma: TikTok impulsiona streaming, mas não há fórmula para viralizar
TikTok mudou fundamentalmente a maneira como as gravadoras buscam novos talentos
O TikTok divulgou um estudo sobre a capacidade de impulsionar novas músicas nesta terça-feira (21).
O estudo, encomendado pelo TikTok e conduzido pela Luminate, está repleto de estatísticas que demonstram o poder do TikTok.
Em primeiro lugar: “Um maior engajamento no TikTok — seja curtidas, visualizações ou compartilhamentos — corresponde a volumes elevados de streaming”.
Além disso, os usuários do TikTok nos EUA “são quase duas vezes mais propensos a descobrir música em plataformas de vídeo de curta duração do que o usuário médio.
Tudo isso teria tido mais impacto se tivesse sido divulgado em 2019. Naquela época, muitos artistas ainda estavam nervosos em serem percebidos como “artistas do TikTok”.
No entanto, no final de 2023, a dominação do TikTok na indústria da música foi repetidamente e amplamente estabelecida.
Tendências
O TikTok mudou fundamentalmente a maneira como as gravadoras buscam novos talentos e comercializam seus artistas assinados.
Artistas e gravadoras sabem que o TikTok pode mobilizar um público para compartilhar, fazer streaming e comprar. O que eles não sabem é como desencadear essa atividade.
E, irritantemente, mesmo quando as músicas se tornam virais no aplicativo, algumas delas não se transformam em sucessos de streaming — veja “WIPEITDOWN”, de BMW Kenny, em 2020, ou “L$d”, de Luclover, no ano passado.
O novo estudo do TikTok não desvenda nenhum segredo nesse aspecto. Mas reafirma continuamente o potencial comercial dos usuários da plataforma. 38% dos usuários do TikTok nos EUA foram a um show nos últimos 12 meses, e 45% compraram algum merchandise, indicando que esse grupo está mais envolvido no ecossistema musical do que o ouvinte médio — 15% mais propensos, por exemplo, a ter adquirido um LP no último ano.
Além disso, o estudo constata que o TikTok funciona para expandir os horizontes musicais de seus usuários.
46% dos usuários do TikTok nos EUA “ouvem música que não é em inglês” — isso é “27% mais provável do que os ouvintes de música em geral”. Essa população é “33% mais propensa a considerar extremamente importante ter acesso à música global”.
O TikTok também observou que seus usuários são tanto “mais propensos a fazer streaming de música” quanto mais propensos a assinar um serviço de streaming de música. Descobertas da pesquisa indicam que “nos EUA, 62% dos usuários do TikTok são streamers pagos, em comparação com 43% dos ouvintes de música médios”.
Do TikTok para o streaming
Ainda assim, há preocupação na indústria da música de que os usuários do TikTok estejam tão viciados no aplicativo. E sendo assim talvez não mudem para um serviço de streaming para salvar uma nova faixa.
Em 14 de novembro, o TikTok lançou um novo recurso que permite aos usuários salvar rapidamente a música que encontram na plataforma.
Este “Adicionar ao App de Música”, disponível para usuários nos EUA e no Reino Unido, cria “um link direto entre a descoberta no TikTok e o consumo em um serviço de streaming de música, tornando mais fácil do que nunca para os fãs de música desfrutarem da música completa no serviço de streaming de música de sua escolha”, disse Ole Obermann, chefe global de desenvolvimento de negócios musicais do TikTok, em um comunicado.
O resultado? O TikTok está “gerando ainda mais valor para artistas e detentores de direitos”, declarou Obermann.