fbpx
Você está lendo
Dudu Traineras: ‘Não há nada mais popular no Brasil do que funk e pagode’

Dudu Traineras: ‘Não há nada mais popular no Brasil do que funk e pagode’

Empresário é sócio – e revelador – de MC Kevin o Chris

Avatar de Guilherme Lucio da Rocha
CAPAS Billboard 2024 07 30T161700.183

Na Vila Olímpia, uma das regiões mais nobres de São Paulo, fica localizado o estúdio da ADPAR, produtora e gravadora que sonha alto. Inaugurado no fim de junho, o local já recebeu nomes como Racionais MCs e Bruno Diegues, ex-Jeito Moleque, e quer ser um espaço de ponta para artistas do funk e pagode.

A empresa é comandada pelo empresário Dudu Traineras, que foge um pouco dos padrões dos grandes nomes do showbiz nacional. Cria de Caxias, na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, ele começou na música organizando bailes funk em seu bairro.

VEJA TAMBÉM
MC Daniel

Em meados dos anos 2000, um estacionamento virou o espaço perfeito para reunir grandes nomes do gênero carioca. O evento fez com que MCs o procurassem para que o então produtor de eventos se tornasse empresário.

“Para falar a verdade, eu não estava muito interessado. Mas um MC me mostrou o relatório de faturamento, pensei em me arriscar. À época, achei que tinha uma oportunidade de crescimento”, disse, em entrevista para Billboard Brasil.

Outro patamar

Com uma proposta de espaço 36oº na gestão musical, a ADPAR inaugurou seus estúdios em São Paulo oferecendo tecnologia de ponta. Isso inclui sala com Dolby Atmos para gravações e refinamento musical – com mix e master.

Porém, Dudu acredita que tal movimento nada mais é do que o mínimo necessário para os gêneros musicais de maior impacto no país, segundo ele.

Com o estúdio de primeira linha a ideia é, além de abrir portas para trabalhos com publicidade, atraindo grandes marcas, é elevar a qualidade musical do funk e do pagode.

“Em todos os cantos do país, nós somos fortes. Mas isso, muitas vezes, não se reflete no pensamento dos artistas e dos empresários. A gente não deve se contentar com algo bom, algo comum. Nós somos imensos,

Histórico

Passaram pelas mãos de Dudu nomes como MC TH, Nego do Borel e MC Kevin o Chris. Esse último, inclusive, é sócio de Dudu na ADPAR e se tornou uma espécie de case.

Isso porque os dois se conheceram quando Kevin era apenas um DJ e produtor extremamente tímido, mas já muito talentoso.

“Ele só queria ter o que comer e beber. De resto, era 24h no estúdio. Eu tinha que pedir para ele dar um tempo”.

Mas um dia, o empresário precisou enganar seu empresariado. O produtor tinha uma música, mas faltava um MC para gravar a voz. Então Dudu, com uma lista enorme de artistas parceiro, disse que não havia ninguém para ajudar naquele momento.

“Disse que era a hora dele cantar, de também se colocar na frente das coisas”. O movimento deu certo e hoje Kevin é um dos principais nomes do funk nacional.

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.