Você está lendo
A Ivete ligou… às 3h da manhã

A Ivete ligou… às 3h da manhã

“Energia de Gostosa”, hit do verão, foi escrito por elas (e por ele também)

Ivete Sangalo (Milene Cardoso/Thenews2/Zumapress/Reuters Connect)

Três da manhã. Feriado. O celular de Larissa Tavares toca pela terceira vez. Meio dormindo, ela pensa numa emergência — quem sabe a avó, passando mal? Atende, coração acelerado.

 – “Alô?”

VEJA TAMBÉM

 – “Lari?”, responde a voz inconfundível.

 – “Você conhece isso aqui?”

 E então, do outro lado da linha, Ivete Sangalo começa a cantar: “Ela, primeiro ela. Ela segundo ela. Ela terceiro ela…”

Lari levanta da cama num pulo. Grita. Acorda a casa inteira. “Ela já chegou cantando a música, dizendo que tinha amado. E falou: ‘Eu te liguei três da manhã que é pra você não dormir mais mesmo!’”, lembra. “E eu realmente não dormi. Não conseguia.”

Ivete ainda sugeriu: “Vá correr na orla pra se acalmar.”

 “Mas eu não consegui nem correr. A perna tava bamba”, conta Larissa, rindo da própria incredulidade.

A ligação era sigilosa. A música ainda não era dela — mas já era. O título? “Energia de Gostosa”. O destino? O verão.

A faixa nasceu de um encontro entre três compositoras baianas e um parceiro: o projeto Escrito por Elas convida. O time feminino é formado por Larissa Mendes, Luana Matos e Tássia Morais; o bendito fruto é Rafa Lemos.

Da esq. para a dir.: Larissa Tavares, Tassia Morais, Luana Matos e Rafael Lemos (Montagem/Arquivo pessoal)
Da esq. para a dir.: Larissa Tavares, Tassia Morais, Luana Matos e Rafael Lemos (Montagem/Arquivo pessoal)

O processo começou leve, mas certeiro. “Na hora que a gente terminou, falei: essa música é a cara da Ivete”, lembra Rafa. “Mas logo depois falei: a gente não tem cacife pra isso. Era um sonho meio impossível. A gente só seguiu o coração e deixou a música falar por si.”

Rafa gravou a guia do futuro hit. E Lari tinha um trunfo. Ou melhor, uma herança.

Filha de Alaim Tavares — compositor de clássicos como “Arerê” e “Levada Louca”, eternizados na voz de Ivete, além de outros sucessos da Timbalada — ela cresceu rodeada de refrões. Sabia onde encontrar o número de Ivete, ou pelo menos da irmã dela, Cíntia. Criou coragem, escreveu, mandou.

E esperou. Quinze dias de silêncio.

 Até que, de madrugada, a ligação chegou….

O que ninguém podia prever era que a música explodiria antes mesmo de qualquer anúncio oficial. “Energia de Gostosa” subiu nos rankings como um foguete: Top 50 do Spotify Brasil sem entrar em nenhuma playlist editorial. Foi no orgânico. No grito. No play buscado. No nome digitado por quem queria ouvir de novo, de novo e de novo.

“Virou um hino de autoestima”, diz Luana. “A sociedade ensinou que a mulher precisa cuidar, estar disponível, servir. Como se fosse um móvel da casa. E aí vem essa música e diz: primeiro ela. Isso é revolucionário.”

E não foi só entre as mais jovens. “A faixa foi especialmente abraçada pelas mulheres 35+, 50+, 60+…”, diz Tássia. “Elas passaram por outra época. Eram vistas apenas como esposas, mães. Quando escutam uma letra dizendo que elas podem se escolher… é um choque. Um choque bom.”

Mais do que um hit, “Energia de Gostosa” virou espelho. Com beat de pagodão baiano — “o ritmo da massa, da favela, de onde a gente vem”, como define Tássia —, sua força está mesmo na mensagem.

 “Eu vi mulheres cantando com a mão no peito, com verdade. Vi entrevistas de mulheres contando que a autoestima voltou por causa dessa música. Isso arrepia”, completa a compositora.

Rafa, o único homem da equipe criativa, também se emocionou com o alcance: “O que me marcou foi ouvir de outros compositores que a gente reacendeu a esperança. Que ser gravado por Ivete, hoje em dia, parecia impossível. Mas essa música foi tão verdadeira que chegou. E quando a música é boa, ela encontra o caminho.”

E encontrou. “Energia de Gostosa”, além do Spotify Brasil, brilhou no YouTube e no Apple Music. Mas os números são quase detalhes perto do que ela virou: trilha de autoestima, catarse coletiva de quem cansou de se diminuir.

“Foi lindo ser tocada por Ivete, maravilhoso. Mas o mais poderoso foi ver as pessoas escolhendo essa canção como trilha da vida. Isso não tem preço”, resume Luana.

Agora, quando a batida começa e a multidão canta junto, já não é só a música de Ivete — é de todas que se reconheceram nela. Das que dançaram na sala, das que pularam no Carnaval, das que reaprenderam a dizer “eu primeiro”.

O verão passou. E “ser gostosa”, finalmente, virou estado de espírito.

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.