Xande de Pilares pede retirada de música do ar após ação de comunidade islâmica
Música em parceria com Ferrugem foi acusada de ter conotação preconceituosa
A música “Me Abraça”, parceria de Xande de Pilares com Ferrugem, será retirada das plataformas de streaming após ação da Associação Nacional de Juristas Islâmicos (ANAJI). A informação foi confirmada pela equipe de Xande para a Billboard Brasil.
Lançada em maio de 2023, a música contém um trecho considerado pela comunidade islâmica como “estigmatizante a todos os seguidores do Islam, os quais teriam sido descritos como terroristas”. Eles também acusam a faixa de ter uma “conotação preconceituosa”. A informação é do colunista Daniel Nascimento, do “O Dia”.
O lançamento faz parte do álbum “Esse Menino Sou Eu: Bloco Alô Bateria”, em que Xande conta com participação de nomes como Menos é Mais e Belo. A ANAJI entrou na Justiça para que eles alterassem um trecho da faixa, que diz: “Pra que bombardeio, pra que engatilhar? / Aqui não é Irã, ou Islã, Bagdá / Foi só um mal tempo que ainda dá tempo / Desarma essa bomba em nome de Alá”.
De acordo com a equipe de Xande, a sua equipe decidiu retirar a faixa das plataformas. “Eles não podem mexer na música porque não assinam a composição, são apenas intérpretes”. Os responsáveis pela composição são Claudemir Júnior, Peu Cavalcante e Rodrigo Leite