Você precisa conhecer Zaynara, ‘cria’ de Joelma que se inspira em Beyoncé e Selena
Parte da nova geração das cantoras do Pará, ela viralizou na internet
Se você está atento as novidades da web, ela já deve ter passado, com certeza, pela sua telinha. Zaynara é a sensação do momento, a paraense de 22 anos viralizou nas redes sociais com suas apresentações. Não à toa ela é conhecida como cria da Joelma, mas também tem como inspiração estrelas como Beyoncé e Selena Quintanilla. Se você não conhece ela, precisa conhecer, e nos vamos te apresentar.
Mesmo com pouco tempo de carreira, a jovem entrega na voz, dança e coreografia, todos os requisitos que satisfazem o fã de diva pop. Além da web, a cantora caiu na graça de nomes como Pedro Sampaio, Pabllo Vittar e João Gomes.
Representante do beat melody, estilo derivado do brega paraense, ela lançou seu primeiro single em 2019, chamado “Pra Você Estar“, mas seu maior sucesso até agora é “Quem Manda em Mim”.
Com uma mensagem empoderada, Zaynara dá a letra que é dona de si. A música faz parte do álbum “É Beat Melody“, lançado em 2022, mas foi agora, em 2024, que a música viralizou. Foi uma mãozinha do destino fez a cantora não descartar o hit do projeto.
“Eu e meu compositor Bispo Júnior estávamos catalogando algumas músicas para ver o que não entraria no nosso trabalho, e a princípio, seriam só cinco músicas, e ela não estava no meio”, contou Zaynara em entrevista à Billboard Brasil.
Ela confessa que não acreditava muito no potencial da faixa.“Depois da gravação, músicas saíram e outras entraram, ‘Quem Manda em Mim’ veio junto, e confesso que quando eu ouvi, não imaginei que fosse virar o que virou”, explicou.
Consumidora assumida dos DVDs de Joelma e Beyoncé na infância, ela fez a lição de casa e aplicou todo o conhecimento em suas apresentações. Ao lado de sua banda e grupo de bailarinos formado apenas por homens, ela entrega um show que impressionante. A cantora foi uma das atrações do Festival Pisca que aconteceu no estádio do Mangueirão em Belém do Pará, inclusive, a apresentação está disponível no YouTube.
Relação com Joelma
Em pouco tempo, a voz de “Voando Pro Pará” passou de ídola a mentora da carreira de Zaynara. A jovem ainda não assimilou a mudança de realidade repentina. “É bizarro! Eu tenho na gaveta aqui do meu do lado um CD dela dos antigos autografado”, diz ela com brilho nos olhos.
“Eu chorei muito quando consegui essa oportunidade porque é surreal ter a oportunidade de conviver com alguém que a referência para mim desde sempre”, celebra.
Quem pensa que as lições de casa ficaram apenas no tempo dos DVD’s está enganado. “Toda vez que eu encontro ela é uma aula para mim. Eu literalmente anoto as coisas para perguntar. Ela tem muita vivência na estrada, aprendeu muita coisa sozinha, e não tinha quem a ajudasse. Então eu tento agarrar de todas as formas essa oportunidade que eu tenho de aprender e fazer o meu trabalho da melhor forma possível.”
Hoje, Joelma gerencia a carreira de Zaynara por meio da JMusic Produtora. Essa troca de experiências também acontece no palco, a jovem foi uma das participações especiais do DVD “Isso é Calypso Tour Brasil”, da diva paraense.
Selena Quintanilla
Zaynara possui alguns traços quem lembram a estrela da música latina Selena Quintanilla (1971-1995), algumas pessoas na internet chegaram a fazer comparação da semelhança das duas. E ela é apaixonada pela cantora. Mas por incrível que pareça, Demi Lovato foi a responsável por apresentar Selena à promessa da música paraense.
“Eu conheci a história dela por acaso, quando eu tinha uns 10 anos, eu era muito fã da Demi Lovato. Ela era amiga da Selena [Gomez], não sei como anda a relação delas hoje. Mas eu vi um vídeo de ’50 fatos sobre Selena Gomez’, aí eu descobri que o nome dela era esse por conta de uma cantora chamada Selena. Fiquei curiosa e, quando eu vi, fiquei obcecada pela Selena [Quintanilla]. A história e o trabalho dela são perfeitos, sem dúvidas é uma diva”, diz ela.
Inclusive, Zaynara é fã de reggaeton, e contou que está explorando a possibilidade de adicionar o regenero às suas canções.
Expoente da música nordista
Além da bandeira feminista, uma que ela não larga é a do seu estado. A cantora sempre procura apresentar e exaltar a sua cultura por meio dos seus trabalhos.
“Nós artistas mulheres do Norte, somos muito invisibilizadas, então é a minha chance, com a minha voz, dar voz a outras mulheres, a outras pessoas que se sentem dessa forma, não só daqui de todos os lugares”, pontua Zaynara.
A cantora reconhece que a música nortista e nordestina vem saindo de suas bolhas de origem e alcançando outras regiões do país. Ela sabe que é um trabalho em conjunto e que a união faz a força.
“O que a gente tem vivido aqui, eu acredito que é o começo de um grande movimento, uma grande revolução na nossa música para o país inteiro. Nós temos a Manu Batidão e Joelma como grandes representantes, e é a hora da gente se abraçar, unir forças e mostrar mais, nós temos muitos artistas aqui no Pará”, finaliza.
Zaynara é uma das grandes promessas da música brasileira, além de um grande talento, ela carrega junto bandeiras de movimentos importantes e sabe o poder de sua voz, mesmo sendo jovem. Guardem esse nome.
Filha da Joelma
Irmã de Viviane Batidão
Prima da Pablo Vittar, Anitta e Kali Uchis
Afilhada de Mylla Karvalho
Sucessora de Selena Quintanilla…Zaynara o futuro da msc paraense e brasileira pic.twitter.com/mHrcULpI0B
— Dieggo Araújjo 🥷 (@DieggoAraujjo) January 30, 2024