Como Joelma fez do tacacá a comida mais buscada no Google em 2023?
Prato típico do Pará faz parte da letra de um dos grandes sucessos da cantora
“Eu vou tomar um tacacá, curtir, dançar, ficar de boa”. Impossível você não ter sido atingido por dos grandes virais do ano, não à toa o tacacá ficou entre os termos mais buscados do ano. Nesta segunda-feira (11), o Google divulgou a lista dos termos mais procurados de 2023, e o prato típico do Pará estava entre os itens mais buscados graças a Joelma e o hit “Voando Pro Pará“.
Lançada em 2016, a música é um dos principais sucessos da carreira solo da cantora e tornou- se um viral na internet. No entanto, graças a uma ajuda rebelde, a canção ganhou mais força. Durante a passagem do RBD pelo Brasil, em um dos shows do fenômeno da música latina, Christian Chavéz cantou o refrão da chiclete, surpreendendo a todos.
Isso fez com que “Voando Pro Pará” viralizasse novamente e grudasse na cabeça da galera. A repercussão foi tanta que a Joelma fez uma homenagem ao prato paraense na gravação do seu último DVD em novembro. Ao entrar no estádio Mangueirão, em Belém do Pará, ela desceu em uma cuia de tacacá.
No entanto, além da curiosidade sobre a letra da música, a galera está querendo saber do que o tacacá é feito.
A comida típica da região Norte é um caldo de cor amarelo da goma de tucupi, que é extraído da mandioca, além da goma de tapioca. Para completar a receita, também há camarões secos e folhas cozidas de jambu.
Impacto cultural
Após viralizar nas redes sociais, a música foi parar na voz de outros artistas.
Foi o caso do MC Poze do Rodo, que cantou o trecho de “Voando Pro Pará” no camarim antes de subir ao palco ou até mesmo durante suas apresentações.
No entanto, para muito além de Joelma, o tacacá também já esteve presente em canções como “Tacacá”, de Luiz Gonzaga, e “Não Existe Pecado Ao Sul Do Equador”, de Chico Buarque.