Você está lendo
Veteranos da cena Boys Love tailandesa, OffGun falam sobre carreira estelar

Veteranos da cena Boys Love tailandesa, OffGun falam sobre carreira estelar

Atores também comentaram a globalização dos BLs com o streaming

Off Jumpol, de 33 anos, e Gun Atthaphan, de 30, são atores tailandeses talentosos que conquistaram uma legião de fãs com uma mistura inegável de charme individual, química na parceria e versatilidade na atuação, características que somente carreiras consolidadas podem proporcionar.

Mergulhando na extensa filmografia do que parecem ser currículos de ouro, a fama do casal na TV do país aconteceu após seus papéis em “Theory Of Love”, popular série de Boys Love (narrativas que trazem um casal homoafetivo como protagonista – saiba mais sobre o gênero aqui).

VEJA TAMBÉM

“Se olharmos para trás, as pessoas recebiam isso com surpresa. Falavam: ‘Como vai ser isso de meninos com meninos? Como eles podem se amar?’. As pessoas achavam que era só sobre jovens na escola, que seria só um tipo de série qualquer”, diz Gun em entrevista para a Billboard Brasil, recordando sua experiência no começo do que se tornaria uma das maiores frentes de exportação da cultura tailandesa. “Hoje, não. É visto normalmente, porque o amor é lindo. Amor é amor. Somos humanos”.

“E isso representa o soft-power também, porque mostra a Tailândia para o mundo”, completa Off, provando que a sintonia dessa parceria de longa data também acontece na esfera intelectual.

No Brasil, o consumo de produções Boys Love no Rakuten Viki, plataforma de streaming focada para produções asiáticas, cresceu 188% em 2022.

Leia também: Estrelas de BL tailandês, FirstKhao avaliam desafios em atuação

Desde o primeiro BL, os dois fizeram questão de não se prender a um tipo de personagem, assumindo papéis diversos que destacam a amplitude de seu trabalho.

“Eu amadureci bastante. Quando eu fiz meu primeiro filme, ‘Hormones’ (2013), eu nem estudei sobre atuação. Eu queria ser um apresentador, não ator. A empresa queria filmar a série, então tive que aprender. Eu tive muita sorte e sou muito grato, porque recebi muitos bons conselhos dos produtores”, recorda Off.

Off e Gun (GMMTV/Divulgação)

Versatilidade

Seja interpretando protagonistas românticos, personagens cômicos ou papéis dramáticos, OffGun (como são chamados em uníssono) sabem entregar consistência.

Outras parcerias de “casais” que foram formados no início da cena BL tailandesa não sobreviveram ao desgaste do tempo e da evolução de consumo de um público cada vez mais globalizado e diverso, e, muitos que conseguiram a mesma façanha, brigam pelo espaço com uma nova geração de atores que já estreiam na indústria com aprendizados das carreiras de seus veteranos.

“Entrei na indústria muito cedo. Eu me divertia, amava tudo. Conforme fui crescendo, passei a ver com outra perspectiva. É algo mais profundo, não é apenas um papel que você faz. Você tem que entender o personagem, ser o personagem, ter concentração. Eu melhorei bastante. Nunca vou parar de melhorar, não quero ser previsível [na atuação]. Quero estar atualizado e divertir as pessoas”, explica Gun, que atua desde 2003.

Veja mais: Taylor Swift é coroada como maior artista global de 2023; veja ranking da IFPI

A popularidade do OffGun se estende além da ficção. Sua amizade genuína fora dos trabalhos é algo bastante admirado e valorizado pelos fãs, e um dos ingredientes especiais para conservar a relação pessoal e de trabalho.

“Trabalhar com ele é ótimo. Nos conhecemos há muito tempo, isso me conforta. Temos química, sabemos quando dizer as coisas um para o outro. Tudo é mais fácil e flui melhor”, elogia Off sem economizar no tom de ternura para descrever a troca dos dois. A recíproca é verdadeira, já que não é incomum ver Off sendo chamado de “Papi” por toda internet, apelido carinhoso atribuído primeiro por Gun.

Um dos momentos de maior destaque da trajetória de ambos foi em “Not Me”, BL exibido em 2021, que trouxe um plot de drama contemporâneo com gêmeos –interpretados por Gun no estilo “A Usurpadora” e com uma pitada de crítica social – assista abaixo.

“Há uma cena muito famosa [gravada embaixo de] uma bandeira LGBTQIA+. A imprensa tailandesa falou muito sobre, todo mundo comentou. Felizmente, estava na época do protesto pelo casamento entre pessoas do mesmo sexo na Tailândia. Tenho muito orgulho”, celebra Gun, dizendo ainda que é a série favorita de sua própria filmografia.

Questionados sobre a possível pressão de representarem os BLs ao redor do mundo durante essa nova fase de expansão, os atores demonstram sua gratidão pela popularidade e acolhimento do público.

“Fico feliz, porque nem todo mundo é escolhido para representar algo tão grande, né? Sou sortudo e grato em fazer parte disso”, diz Gun. “Estamos divulgando nosso país. Com as séries e o entretenimento, isso é algo ótimo. Eu amo fazer parte disso”, completa Off, com a tranquilidade que só o tempo de mercado e a experiência podem trazer.

O episódio final de “Cooking Crush”, que mostra uma relação entre um estudante de gastronomia e um de medicina, foi ao ar no último dia 18. O BL pode ser assistido de forma gratuita no canal do YouTube da GMMTV.

Off e Gun (GMMTV/Divulgação)

*Com colaboração de Érica Imenes (@ericaimenes), Chimera Content Hub (@chimeramediaBR) e BoysLove Hub (@hubboyslove). Intérprete: Plernz Pimusa Butrdee.

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.