Você está lendo
SP2B ganha lançamento na SP House com fala de seu criador, Rafael Lazarini

SP2B ganha lançamento na SP House com fala de seu criador, Rafael Lazarini

Evento que nasceu como franquia do SXSW será em agosto de 2026 no Ibirapuera

Avatar de Claudia Assef
WhatsApp Image 2025 03 09 at 20.21.57

Inicialmente uma tentativa de levar o festival SXSW ao Brasil, o SP2B foi anunciado neste domingo (9) em Austin dentro da programação da SP House. Com explanação de seu criador, Rafael Lazarini, também responsável pelo Rio2C , o evento paulistano de inovação, tecnologia, música e negócios será realizado entre os dias 9 e 16 de agosto no Parque Ibirapuera.

Lazarini fez uma retrospectiva da criação do evento, que originalmente seria uma franquia do SXSW: “Por vários motivos, isso não andou e aí algumas pessoas foram fundamentais nessa transformação; entre elas, a Marília Marton, secretária de Cultura e Economia Criativa, e a Tracy Mann, que é representante da América Latina do South by Southwest”.

VEJA TAMBÉM
Felipe Vassão no SXSW (montagem redes sociais)

O processo todo, segundo ele, durou três anos, até que o projeto se materializou na forma de um evento de criatividade e inovação que projetasse São Paulo não mais apenas como um hub financeiro e de negócios, mas com uma potência criativa e de inovação para o mundo todo.

“São Paulo seria a 23a economia do mundo se fosse um país. Ter um evento desse porte é a cara dessa cidade”, disse o Secretário Estadual do Desenvolvimento do Estado de SP, Jorge Lima, que também participou do ato de lançamento, que ganhou tom político, em que os nomes dos atuais governador do Estado e do prefeito da cidade de São Paulo foram citado diversas vezes.

“Mesmo sem ter a franquia do SXSW, teremos um evento de inovação que irá além dos negócios. Os mais de 30 anos de história do SXSW foram fundamentais para a construção dessa ideia”, disse Rafael Lazarini, antes de chamar ao palco Tracey Mann.

“Infelizmente não vamos anunciar que teremos um SXSW no Brasil. Mas aprendi que o SXSW tem um DNA brasileiro. São Paulo é uma porta de entrada dos estrangeiros para o Brasil. Estou junto com esse time para fazer com que os estrangeiros conheçam o Brasil pelas portas de SP. Sou muito fã daquele ditado que diz que o Brasil é o país do futuro e vamos mostrar com esse evento que essa é a verdade”, disse Tracey.

THE SP2B EXPERIENCE

A experiência do evento se baseia em seis pilares ao longo de oito dias de evento: 2B Inspired, 2B Transformed, 2B Connected, 2B Inclusive, 2B Together e 2B Conscious. Com direito a 26 palcos que irão abrigar 700 painéis de debates e 2000 palestrantes, plataforma de negócios, capacitação para empreendedores periféricos, além de um dia gratuito com shows e uma feira gastronômica, o evento pretende atrair 150.000 pessoas inscritas diretamente e impactar cerca de 500.000 pessoas, contando com os frequentadores do parque, ao longo de seus oito dias de duração.

Ainda haverá um ecossistema de inovação, inspirado num evento da Finlândia, chamado Slush, pensado para dar oportunidade para investidores, fundadores e startups. O pitching para startups promete distribuir até R$ 1 milhão. O countdown para o SP2B está marcado para acontecer em agosto deste ano no Auditório Ibirapuera.

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.