Com curadoria musical da Billboard BR, SP House bomba no 1º dia de SXSW
A SP House se consolida como point off festival; conheça a programação completa


O festival SXSW, que começou na sexta (7) e vai até o próximo sábado (15), é um rolo compressor de novidades nos territórios de música, inovação, mídia, cinema, design e tendências em geral que acontece anualmente em Austin, no Texas. Portanto, conseguir um lugar especial ao sol em meio a tanta programação é um acontecimento.
Pelo segundo ano consecutivo, a SP House (ou a Casa São Paulo, como ficou conhecida pelo público brasileiro, segunda maior delegação presente no SXSW) bombou logo na estreia, neste sábado (8), atraindo cerca de 3.000 pessoas no giro.
“Ano passado foi um aprendizado. Este ano estamos com uma estrutura melhor, apesar de estarmos na mesma casa, e com uma programação mais ampla de talks e shows”, disse à Billboard Brasil a Secretária de Cultura do Estado de SP, Marília Marton.
Aberta ao público até a próxima terça (11), a SP House serve como um showcase da diversidade de talentos não apenas do Estado, mas do Brasil todo. No primeiro dia, se apresentaram na casa a cantora Flor, filha de Seu Jorge, além de Simoninha e Jair Oliveira. “O SXSW é um sucesso entre os brasileiros porque é um terreno muito fértil de pesquisa e renovação de conhecimento. Este ano estou muito interessado em assistir palestras sobre saúde mental, além de me letrar em temas que eu conheço pouco. É uma vitrine para o conhecimento”, disse Simoninha, logo após o encerramento do show ao lado de Jair Oliveira.
Organizada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, InvestSP (agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico) e Prefeitura de São Paulo, a SP House funciona como um hub de oportunidades de negócios e investimentos internacionais. A programação de painéis e keynotes da casa abrange tecnologia, sustentabilidade, clima, economia criativa, indústria fonográfica, games, produção audiovisual, publicidade e marketing.

Billboard Brasil & SP House
A curadoria de shows é assinada por Billboard Brasil com parcerias como as gravadoras Warner e o selo Slap (Som Livre). “Estamos apresentando uma diversidade de estilos e de épocas distintas da produção musical brasileira. Quem passar pela SP House vai ter uma experiência tanto do contemporâneo quanto do nosso clássico jeitinho de animar a pista. Ontem foi exatamente isso que aconteceu, com os shows da sensacional Flor, com seu timbre chique e moderno, e logo após com Jair Oliveira e Simoninha, que botaram a galera pra dançar”, resume Camila Zana, CMO da Billboard Brasil.

“Estou muito feliz de estar indo pro SXSW. Será minha primeira vez nos EUA. Mais legal ainda é poder fazer parte da programação da SP House a convite da Billboard”, diz o cantor e compositor Jonathan Ferr, que se apresenta na SP House na segunda-feira (10), mas também na programação do SXSW (dia 13). Ferr ainda fará uma palestra sobre Afrofuturismo na terça (11) na Universidade do Texas. “Descobri que um filme meu, que eu fiz em 2019, entrou na lista de estudos de PhD da Universidade do Texas. Então vou lá falar sobre esse filme, vai ser bem bonito”, conta, em primeira mão, o cantor e pianista, considerado uma das maiores relevações do novo jazz brasileiro.
A Billboard Brasil também está produzindo na SP House um videocast, conduzido por Carlos Scapinni (sócio da plataforma). O programa Cabos & Cases é voltado para entrevistas com grandes nomes de mídia, marketing e da música e será veiculado no YouTube da Billboard Brasil. “A gente não podia perder a oportunidade de trazer insights de pessoas que vivem a realidade do mercado do entretenimento e da mídia com tantas visões diferentes e num ambiente que propicia aprofundar conversas. Está sendo gratificante receber tanta gente bacana no nosso videocast”, diz Scapinni.
Veja a programação da SP House
Domingo, 9 de março
Talks
Horário: 11h05 – 11h25
Culture Session: Intergenerational Peripheral Creative Economy
Descrição: Economia Criativa Periférica. Uma oportunidade da gente ouvir duas gerações, falando da trincheira e de anos sobre o tema, somado a força dessa galera chegando com o digital.
Participantes: Preto Zezé, secretário Municipal de Cultura de São Paulo e Victor Assis, CEO Podpah
Moderador(a): Guilherme Perri, Co-CEO da Digital Favela
Horário: 11h30 – 12h30
ASMARA: the favela’s new social technology Favela Valley by Gerando Falcões
Descrição: Como os negócios sociais podem transformar realidades e gerar impacto em larga escala? Nesta palestra inspiradora, Edu Lyra, CEO e fundador da ONG Gerando Falcões, apresenta o case ASMARA, um negócio social que tem impulsionado a economia das favelas, gerando impacto real e conectando inovação, empreendedorismo e transformação social.
Participantes: Edu Lyra, CEO e Fundador do Gerando Falcões
Moderador(a): Jair Oliveira
Horário: 13h – 14h
Transmissão keynote: Colossal: Technology Company Turning Science Fiction to Science Fact
Horário: 14h05 – 14h25
São Paulo House presents Clipe da Quebrada
Descrição: O projeto Clipe da Quebrada contrata diretores de pequenas produtoras de vídeo para produzir videoclipes de artistas que gravam e produzem suas músicas nos estúdios das Fábricas de Cultura. Além de proporcionar aos artistas da periferia uma oportunidade de divulgar suas músicas por meio de videoclipes, o projeto também incentiva e cria portfólios para os diretores de vídeo dessas pequenas produtoras.
Participantes: Marília Marton, Secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de SP e KondZilla
Horário: 14h30 – 15h30
The Events Renaissance: Why In Real Life Experiences are the hottest trend for 2025?
Descrição: Na era da economia da atenção, onde dedicamos cada vez mais tempo para telas, as experiências presenciais e “na vida real” (IRL) ganham cada vez mais força. Pesquisas da secretaria de turismo de SP e Fundação Itaú indicam uma crescente importância dos eventos tanto para a nossa sociedade como no mundo dos negócios.
Participantes: Rui Alves, Secretário de Turismo da Cidade de São Paulo, Carla Chiamarelli, Gerente do Observatório da Fundação Itaú, James Wallman, CEO da World Experience Organization, Renata Guaraná, Diretora de Parcerias da Rock World.
Moderador(a): Carol Soares, Designer de Experiência e Fundadora da oclb
Horário: 15h35 – 15h55
[BUSINESS TALK] São Paulo & Smart Cities: Technology and Businesses in the 4.0 Era
Descrição: São Paulo não é só a maior metrópole do hemisfério sul – é um laboratório vivo de inovação urbana e digital. Com a crescente digitalização de serviços, infraestrutura conectada e um ecossistema pulsante de negócios, a cidade e o estado estão redefinindo o que significa ser uma Smart City.
Neste painel vamos mostrar como essas práticas estão impulsionando negócios, melhorando a vida da população e posicionando São Paulo como referência em inovação urbana e governança digital.
Participantes: Johnatan Highlander – Head of Innovation Prodesp, Alessandra Andrade – Presidente São Paulo Negócios.
Moderador(a): Aline Bak
Horário: 16h – 17h
SP2B in conversation with SXSW
Descrição: Como serão os festivais de inovação e criatividade do futuro? Quais os desafios de organizar eventos e ideias em um mundo de rápidas e drásticas transformações? Reunimos neste painel representantes de três festivais surgidos nesta década para compartilharem experiências e informações sobre suas produções e como fazem para engajar as comunidades criativas em torno de grandes eventos.
Participantes: Rafael Lazarini, Fundador e CEO da SP2B e RIO2C, Andrew Watt, Representante do SXSW para Austrália e Nova Zelândia.
Moderador(a): Franklin Costa, Designer de Experiência e Fundador da oclb
Atrações musicais by Billboard Brasil
17h: DJ Tamy
18h30 – 19h30: Bruna Black (Billboard Descobre)
19h30 – 20h: DJ Tamy
20h – 21h: Thiago Pantaleão (Headliner)
21h – 22h: DJ Junior Passini e DJ Fábio Floriano (Tokyo-Martinelli)
Segunda-feira, 10 de março
Horário: 10h – 11h
City of São Paulo: The Hub of Creative Economy and Audiovisual Production in Brazil
Descrição: São Paulo se destaca como uma potência da economia criativa e do setor audiovisual do Brasil. Ao longo dos anos, a cidade solidificou sua posição como um importante centro criativo, demonstrando uma capacidade crescente de gerar e impulsionar projetos que enriquecem a cultura local e elevam São Paulo internacionalmente. Com um ambiente favorável aos negócios, São Paulo está alinhada com as demandas do mercado global, abrigando empresas inovadoras, infraestrutura de ponta e um cenário cultural diversificado e único. Este painel convida o público a discutir o vasto potencial de São Paulo, explorando oportunidades e soluções para os desafios da produção criativa e do desenvolvimento de negócios.
Participantes: Carol Lafemina, Secretária-Adjunta Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo e Lyara Oliveira, Presidente da Spcine
Horário: 11h05 – 11h25
Culture Session: Radical Reimagination: Dare to Envision Better Futures
Descrição: Nossa atenção está presa nas armadilhas da infodemia. Nossa imaginação está presa: como podemos educar para o futuro enquanto a incerteza nos assusta? É hora de libertar nossas almas das distopias e abrir espaço para a Reimaginação Radical. O White Rabbit tem a honra de receber o pensador não óbvio Rohit Bhargava para o lançamento do livro Radical Reimagination. Você não vai querer perder esse encontro vibrante de visões futuras que têm uma coisa em comum: nos libertar da crise da imaginação.
Participantes: Vanessa Mathias, Luciana Bazanella, Rohit Barghava
Horário: 11h30 – 12h30
“Hacking Poverty: Technology, Impact and Social Transformation Favela Valley by Gerando Falcões”
Descrição: Como a inovação e a tecnologia podem ser aliadas no combate à pobreza? De que forma soluções digitais e estratégias disruptivas estão sendo usadas para gerar impacto social e transformar realidades? Reunimos neste painel especialistas e agentes de mudança dos EUA, Paraguai e Brasil que utilizam a tecnologia para romper ciclos de desigualdade e criar novas oportunidades para comunidades em vulnerabilidade.
Participantes: Ashley Winning, Cientista Pesquisadora e VP de Pesquisa & Avaliação na Economic Mobility Pathways (EMPath), Luis Fernando Sanabria, Gerente Geral na Fundação Paraguaia e Kdu dos Anjos, Artista, Empreendedor da Periferia, Vencedor do ArchDaily’s House of The Year e Diretor do Documentário “Folia dos Anjos”.
Moderador(a): Nina Rentel – Diretora de Tecnologias Sociais na Gerando Falcões
Horário: 13h – 14h
Transmissão keynote: Keynote: The Future of Social with Jay Graber, Bluesky CEO
Horário: 14h30 – 15h30
Sprint to Net Zero: Accelerating a Carbon-Free Future presented by Toyota
Descrição: Um time de especialistas discute o estado atual da descarbonização e quais são as soluções para acelerar a retirada de carbono da atmosfera.
Participantes: Rafael Ceconello, Diretor de Assuntos Regulatórios e Governamentais da Toyota, Gabriela Bila, Arquiteta Multimídia e Criadora de Cidades do Futuro no MIT Media Lab, Marcelo Rocha, Empreendedor Social, Ativista Climático e Fundador da Plataforma Ayika, Filipe Guimarães, Chefe de Corporates no Cubo Itaú e Rodrigo Goulart, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo
Horário: 15h35 – 15h55
[BUSINESS TALK] São Paulo: The Rising Star of Global Investments
Descrição: Quando iniciativas globais e locais unem esforços, o resultado é um ecossistema de investimentos potente e em expansão. São Paulo já se consolida como um dos mais promissores hubs globais de investimento, impulsionado por inovação, políticas estratégicas e um setor privado dinâmico, atraindo grandes players e impulsionando a economia da América Latina.
Neste Business Talk, Jorge Lima, Secretário de Desenvolvimento Econômico de São Paulo explora por que São Paulo é o destino certo para quem busca crescimento e impacto global, ainda com a participação de Rafael Ceconello, Diretor de Assuntos Regulatórios e Governamentais da Toyota.
Participantes: Rafael Ceconello, Diretor de Assuntos Regulatórios e Governamentais da Toyota e Jorge Lima, Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo
Horário: 16h – 17h
100 Years of Innovation in one of the World’s Leading Media Group Presented by Globo
Descrição: A inovação está no DNA da Globo desde o primeiro dia. Em todos os lugares e em todos os processos. Neste painel, executivos de diversas áreas da empresa compartilharão os desafios que um dos maiores grupos de mídia do mundo enfrenta todos os dias para se manter à frente de seu tempo.
Participantes: Manzar Feres, Diretora de Negócios Integrados em Publicidade da Globo, Manuel Belmar, Diretor Geral Produtos Digitais, Finanças e Infraestrutura da Globo, Ricardo Villela, Diretor Jornalismo da Globo e Renato Ribeiro, Diretor Produção de Conteúdo Esportes da Globo
Moderator: Maju Coutinho, jornalista da Globo
Atrações musicais by Billboard Brasil
18h – 18h30: DJ Tamy
18h30 – 19h30: Jonathan Ferr (Billboard Descobre)
19h30 – 20h: DJ Tamy
20h – 21h: Melly (Headliner)
21h – 22h: DJ João Brasil e DJ El Dusty (Baile funk Cumbia)
Terça-feira, 11 de março
Horário: 11h30 – 12h
“The Future of Work in the Brazilia Hood: Technology, Inclusion and Revolution of Opportunities – Favela Valley by Gerando Falcões”
Descrição: Quais são os desafios do futuro do trabalho em um mundo cada vez mais automatizado e digital? Como a tecnologia, a inclusão digital e a capacitação podem abrir caminhos para novas oportunidades nas periferias e reduzir desigualdades? Nesta Masterclass seguida de debate, reunimos especialistas e agentes de mudança para discutir como preparar profissionais para essa nova realidade e garantir um mercado mais acessível, diverso e inclusivo.
Participantes: Michelle Schneider, Professora Convidada na SingularityU Brasil, Top Voicer LinkedIn, Palestrante Internacional/TEDx, Mentora e Conselheira. Ex-TikTok, Google e LinkedIn, Patrícia Fumagalli, Vice-Presidente de Tech & Digital, Conselheira de organizações sociais focadas em educação juvenil, Otacílio do Nascimento – Diretor Executivo da Fundação Toyota do Brasil
Horário: 13h – 14h
Transmissão keynote: From Sci-Fi to Society: The Next Era of AI and Quantum Computing
Horário: 14h05 – 14h25
São Paulo House presents Clipe da Quebrada
Descrição: O projeto Clipe da Quebrada contrata diretores de pequenas produtoras de vídeo para produzir videoclipes de artistas que gravam e produzem suas músicas nos estúdios das Fábricas de Cultura. Além de proporcionar aos artistas da periferia uma oportunidade de divulgar suas músicas por meio de videoclipes, o projeto também incentiva e cria portfólios para os diretores de vídeo dessas pequenas produtoras.
Participantes: Renato Barreiros, Superintendente das Fábricas de Cultura
Horário: 14h30 – 15h30
Funk is Business: From Quebrada to the World
Descrição: O funk nunca foi apenas uma questão de música – é uma potência cultural e econômica e uma plataforma autêntica para conectar marcas e a quebrada. Mas como podemos construir narrativas genuínas sem cair na apropriação?
Neste painel, Kondzilla, Eduardo Rodrigues da Lacoste (case LaLá) e Fernanda Corre Rua discutem como o funk impulsiona marcas com propósito, transformando a estética e a linguagem das ruas em estratégias de real impacto e grande reverberação.
Participantes: Kondzilla, Eduardo Rodrigues, Lacoste, Fernanda Corre Rua
Horário: 15h35 – 15h55
[BUSINESS TALK] How cultural identity can strengthen brands on a global stage presented by Guaraná Antártica
Descrição: A palestra abordará as origens do Guaraná Antarctica, em especial na comunidade de Maués, onde o guaraná é cultivado há séculos. Também discutirá o impacto da presença da Ambev na região, destacando tanto os benefícios econômicos, como a geração de empregos, quanto os desafios relacionados à sustentabilidade e à dependência econômica da comunidade. O objetivo é refletir sobre o papel das grandes corporações no desenvolvimento das regiões onde atuam.
Participante: Carlos Pignatari, Diretor de Impacto Social
Horário: 16h – 17h
All Stars SXSW 2025 : Simone Kliass in conversation with Ian Beacraft, Neil Redding & Amy Gallo
Descrição: Descubra como os famosos palestrantes do SXSW Amy Gallo, Ian Beacraft e Neil Redding estão moldando o futuro da criatividade, da tecnologia e do local de trabalho. Moderada pela experiente palestrante e mentora do SXSW, Simone Kliass, esta sessão também oferecerá insights sobre como se tornar um líder de pensamento global e explorará elementos do dinâmico cenário de inovação do Brasil. Com elementos interativos e uma sessão de perguntas e respostas, esta é a sua chance de obter inspiração e conselhos práticos de algumas das mentes mais brilhantes do SXSW.
Participantes: Ian Beacraft, Futurista e Palestrante, Neil Redding, Futurista e Arquiteto de Inovação e Amy Gallo, especialista em Ambiente de Trabalho, Escritora e Palestrante
Moderador(a): Simone Kliass, Consultora de Inovação, Palestrante, Artista de Voz e Pesquisadora de Conteúdo Imersivo
Horário: 17h05 – 18h
Glocal Connections: International Delegations Meet Up presented by CreativeSP
Descrição: São Paulo chega a Austin com mais uma edição da São Paulo House, o maior hub de inovação, cultura e negócios do Brasil no festival. E para dar início a essa imersão, convidamos você para o meet up de abertura oficial da Casa!
Conecte-se com líderes, criadores e mentes brilhantes que estão transformando São Paulo em um polo global de criatividade e oportunidades. Este é o ponto de partida que celebra os dias de conexões, insights e experiências inesquecíveis.
Atrações musicais by Billboard Brasil
18h – 19h: Bruno e Denner (Billboard Descobre)
19h – 20h: DJ Tamy
20h – 21h: Clayton e Romário (Headliner)
21h – 22h: DJ Tamy