Você está lendo
Prêmio da Música Brasileira lança curso gratuito para estruturação de carreira

Prêmio da Música Brasileira lança curso gratuito para estruturação de carreira

Iniciativa oferece aos artistas brasileiros acesso a conhecimento prático

André Esteves, sócio sênior e chairman do BTG Pactual, e Zé Maurício Machline, fundador do Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira, em evento que apresentou o projeto 'Música é Negócio'

O Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira anunciou o lançamento do projeto “Música é Negócio” nesta quinta-feira (3). A iniciativa oferece aos artistas brasileiros acesso a conhecimento prático e aplicações estratégicas para impulsionar suas trajetórias no mercado musical.

O curso será totalmente on-line e realizado por videoaulas gratuitas, ministradas por profissionais de referência na indústria musical.

VEJA TAMBÉM
Constança Scofield e Felipe Rodarte, da Toca do Bandido

As pré-inscrições já estão abertas no site oficial. O projeto é direcionado para artistas atuantes como intérpretes, compositores, produtores ou músicos instrumentais.

O curso será dividido em cinco módulos:

  • Marketing e Estratégias Digitais, com Lui Fuller (Digimakki), Vic Oliveira (Digimakki), Mário Canivello (Canivello Comunicação) e Juliana Thomé (Enther Digital);
  • Gerenciamento de Direitos Autorais e Contratos, com Angela Johanssen (UBC), Eduardo Senna (Senna Advogados) e Caio Mariano (Caio Mariano Advogados);
  • Captação de Recursos e Patrocínios, com Luiz Calainho (L21 Corp), Marcus Buaiz (Mynd, Billboard Brasil, Ventre Studio) e Luiz Oscar Niemeyer e Luiz Guilherme Niemeyer (Bonus Track);
  • Construção de Networking e Parcerias, com Gabriel Andrade (Coala Festival), Wilsinho Anastácio (LIVE Talentos) e Pedro Seiler (Queremos!);
  • Finanças e Planejamento Orçamentário, com especialistas a serem anunciados.

As aulas serão disponibilizadas mensalmente, com lançamentos nas seguintes datas:

  • 24 de julho: Marketing e Estratégias Digitais
  • 18 de agosto: Gerenciamento de Direitos Autorais e Contratos
  • 22 de setembro: Captação de Recursos e Patrocínios
  • 20 de outubro: Construção de Networking e Parcerias,
  • 17 de novembro: Finanças e Planejamento Orçamentário.
Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira (Roncca/Divulgação)
Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira (Roncca/Divulgação)

Pesquisa revela desafios de artistas brasileiros

O desenvolvimento do “Música é Negócio” foi embasado em uma pesquisa que teve participação de 100 artistas inscritos do Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira 2025, de todas as regiões do país e representantes de diversos gêneros musicais.

Entre os principais resultados, 84% dos artistas apontaram o financiamento e acesso a recursos financeiros como o maior desafio enfrentado em suas carreiras. Divulgação e marketing foram indicados como desafios por 54% dos artistas, enquanto 44% enfrentam dificuldades em planejamento e organização de shows e eventos, e 35% citaram a construção de redes de contato como obstáculo.

A pesquisa revelou ainda que 81% dos artistas financiam seus projetos com recursos próprios, e apenas 19% contam com patrocínios.

Sobre a gestão de carreira, 88% dos participantes declararam sentir falta de conhecimento sobre captação de recursos, 47% sobre estratégias de marketing, 39% sobre planejamento de turnês e 34% sobre gestão financeira.

Quando o tema é a relação com tecnologia, 46% dos artistas consideram-na uma aliada do seu trabalho, mas 27% ainda têm apenas um conhecimento básico e 14% utilizam a tecnologia sem pleno domínio.

Em relação à monetização, 85% dos artistas afirmaram gerar renda com cachês de apresentações, mas apenas 27% utilizam o licenciamento de músicas como fonte de receita, e 12% trabalham com merchandising.

A pesquisa também indicou que 75% dos artistas desejam aprender mais sobre marketing e promoção, 67% querem aprofundar conhecimentos sobre negociações e contratos e 58% sobre finanças e planejamento orçamentário.

Segundo Zé Mauricio Machline, fundador do Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira, o “Música é Negócio” é uma resposta concreta às necessidades ratificadas junto aos artistas, que já vinham sendo percebidas durante décadas de atuação na indústria da música.

“A pesquisa nos mostrou com muita clareza o quanto os artistas brasileiros, mesmo talentosos, ainda enfrentam dificuldades práticas para transformar sua arte em uma carreira sustentável. Criamos o ‘Música é Negócio’ para oferecer ferramentas de conhecimento para o empreendedorismo do setor, conhecimento estratégico e inspiração para que eles possam viver da sua arte com mais autonomia e segurança. Nosso objetivo é democratizar o acesso a conteúdos que historicamente estiveram disponíveis para poucos e construir um mercado musical brasileiro ainda mais forte, diverso e preparado para o futuro”, afirma.

Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira
Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira (Patrícia Devoraes)

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.