Menos É Mais grava DVD com Anitta, Luísa Sonza e Xand Avião no Ceará
Pagodeiros misturaram sucessos do gênero com pop e forró
Com as participações de Anitta, Luísa Sonza e Xand Avião, o grupo Menos É Mais gravou seu novo projeto audiovisual, “Virado No Pagode”, na madrugada de quinta-feira (26).
Produzido à beira do mar em Aquiraz, cidade que fica a cerca de 30 km de Fortaleza, capital do Ceará, o novo trabalho dos pagodeiros de Brasília é baseado num conceito de pós-balada.
“É o tipo de coisa que fazemos do nosso dia-a-dia, gostamos de fazer pagode até de manhã, esticando o rolê, um after gostoso. E queremos fazer trabalhos que comuniquem com todo o Brasil, por isso escolhemos Fortaleza e convidados variados”, explica Gustavo Góes, percussionista do grupo.
Com nove músicas inéditas ao todo, o Menos É Mais investe num lançamento compacto para quem vê, mas gigante para quem ouve.
Isso porque o quarteto composto pelo vocalista Duzão e os percussionistas Gustavo Góes, Paulinho Félix e Ramon Alvarenga repete parte da fórmula do sucesso de “Lapada Dela”, parceria com Matheus Fernandes que ocupa a quarta posição no Billboard Brasil Hot 100 – por muitas semanas, a única canção de pagode na lista.
“Queremos deixar uma marca de que o pagode não precisa ficar preso numa caixinha”, explica Ramon Alvarenga.
Registro com a marca Menos É Mais
As gravações começaram precisamente às 4h, pois a intenção registrar o nascer do sol em Aquiraz. A missão foi cumprida com êxito e o público escolhido a dedo ficou até o fim das gravações, às 6h.
Por se gravado no Ceará, personalidades locais, como os rappers Matuê e Wiu, marcaram presença. Também passaram pelo local o humorista Cremosinho e os ex-BBBs Larissa Tomásia, Key Alves e Caio Afiune.
Na lista de músicas, o grupo mesclou, para além das canções inéditas, regravações de pagodes dos anos 1990 e músicas autorais – obviamente incluindo “Lapada Dela“.
Como todo DVD, algumas canções precisaram ser gravadas duas vezes.
Os destaques ficaram pela presença de Anitta, que colaborou com o grupo em “Um Por Cento“, e “Ficadinha”, música que, a contar pelo número de repetições, é a grande aposta no grupo e já tem até dancinha pronta. Luísa emprestou sua voz em “Memória”.
Líder no segmento
O Menos É Mais estourou em meio a pandemia do covid-19 com o “Churrasquinho do Menos É Mais”.
Você provavelmente esticou o “Eu seeeeei” da canção “Ligando os Fatos”, que foi “concebida” na voz voz de Liomar, vocalista do Pique Novo, e ganhou nova roupagem com Duzão.
À época, ficou uma certa dúvida sobre a longevidade do grupo brasiliense pelo investimento na regravação de sucessos alheios.
Com a sequência do projeto “Churrasquinho” e o lançamento de “Plano Piloto”, o Menos É Mais mostrou que tem mais a forçar com trabalhos autorais.
Agora com “Virado no Pagode”, eles se colocam numa posição de grupo sem rótulo, que consegue mesclar o melhor do pagode com elementos de outras vertentes, do pop ao sertanejo .
*A Billboard Brasil viajou para Fortaleza a convite do grupo Menos É Mais