Marcelo Lobato lança novo single e detalha projetos da carreira solo
Fundador d'O Rappa conversou com a Billboard Brasil sobre 'O Sim Que Era Não'
Marcelo Lobato abriu uma nova fase na carreira com o single “O Sim Que Era Não”. O músico, que fundou O Rappa em 1993, conversou com a Billboard Brasil sobre o lançamento, o primeiro após o álbum “Carregador de Piano”,
e os planos para os próximos meses.
“Gosto de me envolver em vários projetos ao mesmo tempo. Nesse momento, estou trabalhando uma nova canção do meu vôo solo”, conta o artista.
Em novembro, ele lança o primeiro single do disco “Soro Energizado”, de sua banda Afrika Gumbe com Pedro Leão e Marcos Lobato.
“A criatividade e as ideias não devem ficar represadas, pois são o caminho natural. Dão sentido ao ser humano. A cidade é rascante”, ele explica sobre os diversos projetos.
“É necessário não nos atermos a falsas crenças, grana, promessas imediatistas, soluções mágicas. Mas reverter situações que pareçam imutáveis. Andar por outros caminhos e sair do padrão.”
Com O Rappa, Marcelo alcançou reconhecimento nacional com o hit “Hey Joe” e outros sucessos que marcaram a carreira da banda. Ele também compôs com artistas como Fernanda Abreu, Marcelo D2, entre outros.
“Tudo está mais democrático, mas nada vem de graça. Os autores ganham pouquíssimo pelo streaming. A demanda nervosa da indústria digital imprime uma ansiedade, uma velocidade que não me parece natural”, diz.
“Música exige uma maturação para fazer algum sentido. E não simplesmente satisfazer esse mercado. Não sou romântico, até porque os formatos anteriores nunca foram ideais. É difícil conciliar arte e mercado”, explica o baterista.
“Eu tive a sorte de pertencer a uma banda que alcançava um público muito amplo. Pessoas abonadas e aqueles que juntavam uma grana suada para poder ir aos shows. Talvez esse respeito, essa moral… Nossos discos não tinham data para sair. E o mercado entendia.”