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Pesquisa revela amor dos brasileiros por música: ‘totalmente relevante’

Pesquisa revela amor dos brasileiros por música: ‘totalmente relevante’

90% dos entrevistados consideram a música totalmente
relevante

Mapeamento Sonoros

A Tecla Music Agency, que celebra 18 anos de atuação no mercado de music branding, apresenta a pesquisa Mapeamentos Sonoros, estudo inédito que investiga como a música impacta a vida das pessoas e a forma como as marcas constroem conexões no Brasil. Baixe aqui.

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O projeto é uma realização do Governo Federal, do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e tem a Billboard Brasil como media partner. Para seu desenvolvimento, contou com o apoio da consultoria estratégica COPA e a On The Go | Consumer Insights, combinando dados qualitativos e quantitativos a partir de entrevistas com 150 consumidores e 100 profissionais do mercado.

Segundo Paulo Sattamini, fundador e diretor de criação da Tecla Music Agency, “a música é hoje uma assinatura invisível das marcas, capaz de reduzir o ruído do excesso de informação e criar conexões genuínas e duradouras com as pessoas”.

Mapeamentos SonorosPrincipais dados da pesquisa Mapeamentos Sonoros

  • 90% dos entrevistados consideram a música “totalmente
relevante” ou “relevante” 
nas suas vidas.
  • 70% afirmam já ter comprado produtos ou serviços influenciados pela música em campanhas publicitárias.
  • Para as marcas, os maiores obstáculos são: dificuldade em medir retorno do investimento (45%), custos elevados (34%) e questões regulatórias (30%).
  • Entre os especialistas, 67% das respostas apontam que o uso da
música pode contribuir com uma marca para “dar vida e criar identidade”.

Com os nativos digitais
representando cerca de 50% da população (GenZ e Alphas),
a música exerce papel fundamental
como elo que conecta os mundos físico e digital.

Tendências apontadas

O material completo – disponibilizado gratuitamente para download no site da Tecla Music – está estruturado em 4 fases:

  • Contexto histórico: levantamento do papel da música para marcas desde os anos 1960 até os dias atuais, passando também pelo contexto pós-pandemia.
  • Finding: panorama do estado atual da relação entre música, marcas e pessoas.
  • Entrando no ritmo: 3 oportunidades “fundamentais básicas” para colocar em prática agora na relação entre música e marcas.
  • Tendências: 3 pistas importantes para que marcas e agentes do mercado se conectem pela música com as novas gerações.

Ao final, o material se aprofunda em 9 cases atuais do mercado que tratam, com sucesso,  o papel da música na relação com consumidores.

 

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