Estudo mostra influência do TikTok nas paradas musicais globais
Visualizações no app afeta volume de streams para 96% dos artistas


O TikTok divulgou o Relatório de Impacto na Música nesta sexta-feira (14). A pesquisa foi feita em parceria com a Luminate – referência em dados e pesquisas sobre entretenimento.
O documento analisa os dados de 2024 e examina o impacto que o TikTok e seus usuários têm na indústria da música e nos artistas em termos de descoberta musical, consumo, geração de valor fora da plataforma, sucesso nas paradas e contribuição para a receita do setor.
A pesquisa também traz análises de histórias de sucesso de artistas no TikTok, com exemplos de artistas já consolidados na indústria musical e artistas em ascensão – incluindo Chappell Roan, Sabrina Carpenter, Korn e Alphaville.
As principais conclusões do relatório incluem:
TikTok impulsiona a descoberta musical
-
Usuários do TikTok nos EUA têm 74% mais chances de descobrir e compartilhar novas músicas em plataformas sociais e de vídeo curto do que o usuário médio de plataformas de vídeos curtos.
TikTok gera valor fora da plataforma
-
Ouvintes de música nos EUA que usam o TikTok têm 68% mais chances de assinar um serviço de streaming de música pago em comparação com a população geral do país.
-
Mais de 1 bilhão de faixas foram salvas globalmente por meio do recurso “Adicionar a App de Música” desde seu lançamento em 2024.
-
Usuários do TikTok nos EUA gastam 46% mais dinheiro com música por mês do que o ouvinte médio de música no país.
TikTok atrai grandes fãs de música com alto poder de consumo
-
Os grandes fãs de música nos EUA têm quase o dobro de probabilidade de estar no TikTok.
-
Grandes fãs de música nos EUA que estão no TikTok gastam mais dinheiro com música do que o fã médio de música no país.
TikTok impacta positivamente os streams de música
-
Artistas cujo engajamento no TikTok é altamente relacionado aos seus volumes de streaming de música experimentam maior crescimento em seu streaming ao longo do ano em comparação com artistas cujo engajamento no TikTok é menos relacionado aos volumes de streaming. Em média, artistas correlacionados ao TikTok veem uma taxa de crescimento semanal de 11% nos streams, contra apenas 3% para os outros artistas.
-
O total de visualizações no TikTok está significativamente relacionado ao volume de streams para 96% dos artistas analisados.
TikTok influencia o sucesso nas paradas
-
84% de todas as músicas que entraram na Billboard Global 200 em 2024 “viralizaram” (ou seja, tiveram um período de alto engajamento) no TikTok antes.