Kamaal Williams é acusado de abuso sexual por três mulheres
Investigação da Resident Advisor detalha crimes pelo produtor de jazz
ATENÇÃO: Esse artigo incluí relatos de abuso sexual e sua leitura pode ser desconfortável.
O produtor e tecladista Kamaal Williams foi exposto em investigação do site Resident Advisor nesta quarta (22). O músico é acusado por abuso sexual por três mulheres —as vítimas reportam que os abusos duram cerca de uma década. Considerado produtor destaque do jazz contemporâneo, Kamaal esteve no Brasil em março deste ano para apresentações em São Paulo.
De acordo com os relatos, os casos aconteceram em 2010, 2021 e 2023. Uma das mulheres conta que, à época, com 17 anos, foi estuprada por Kamaal no apartamento do produtor após ter ido devolver um cachecol. O termo “estupro” demorou a conceituar o ato, segundo a vítima. “Eu tinha 17 anos e acho que não entendia muito bem o que foi aquilo tudo”, disse. “Mas por todo os momentos era eu dizendo ‘eu não vou fazer sexo com você! Eu não vou fazer sexo com você! Eu não quero isso’. Repetidamente”.
Outra vítima relata que seu primeiro contato com o produtor foi após uma festa, em Londres, na qual foi abordada sendo chamada de autista por Kamaal. “Eu não sabia quem ele era. Ele veio e ainda fez um comentário sobre minha etnia. Foi tão ofensivo que eu tive que dizer que ele não poderia falar algo assim para alguém”. Depois de algumas horas em outro bar e de ter outras conversas com o produtor, a vítima só se lembra de acordar grogue dentro da casa de Kamaal.
“Eu não vi ele colocar nada em minha bebida, mas eu não me lembro de mais nada depois daquele copo. Estar naquele ambiente com ele é a última coisa da minha memória. Eu fui sabotada e reconheci o sentimento de ter sido dopada. Quando acordei, percebi o que tinha acontecido”, diz a vítima. Desorientada, ela acordou ao lado do produtor. “Eu fiquei, tipo, ‘não está certo, tem algo errado acontecendo’. Mas como acordei vestida, não fazia noção do que poderia ter acontecido”.
Shows cancelados
Após o artigo da Resident Advisor, Kamaal Williams perdeu contratos para tocar em Leeds, Manchester, Londres e Briston. Ele estava circulando com a turnê “Bad News Tour”.