Bauducco é acusada de plágio após lançamento de Juliette e Duda Beat
Cantoras lançaram o single “Magia Amarela” nesta quarta-feira (18)
Juliette e Duda Beat lançaram o single “Magia Amarela” e logo a música se tornou um dos assuntos mais comentados do país. A música, parte de uma ação da Bauducco, virou alvo de questionamento por parte da equipe de Emicida. Evandro Fióti, irmão e parceiro do rapper, acusou a marca de “roubar conceitualmente” seu projeto.
Vale ressaltar que em momento algum, o lançamento de Juliette e Duda foi sinalizado como uma publicidade em suas redes ou perfil no Spotify, mesmo durante a divulgação do pré-save. A equipe da ex-BBB só falou da marca um dia após os questionamentos dominarem as redes sociais.
No Twitter, Evandro disse respeitar o trabalho de Juliette e Duda, mas estava acionando sua equipe jurídica para tratar do assunto. Internautas que apoiam o posicionamento do músico apontam semelhanças na estética de “Magia Amarela” com o álbum “AmarElo”, lançado por Emicida em 2019.
“Tem banda de artista de branco que a gente encontra em todo lugar que mal lançou um disco e já ganhou Grammy. A gente levou 12 para ganhar o Grammy, e o trabalho que a gente ganhou esse Grammy acabou de ser roubado conceitualmente”, desabafou Evandro em uma live feita no Instagram.
Ele reforçou que a situação lhe gerou ódio, mas quer canalizar esse sentimento para “algo que mude a percepção das pessoas” no mercado musical. Ele alega ainda que a música lançada por Juliette e Duda faz parte de uma campanha publicitária.
“Essa marca negociou com a gente, só que a gente não chegou em um acordo”, explicou.
Em comunicado à imprensa na última semana, a Bauducco realizou um evento para anunciar a nova campanha e contou com Juliette e Duda Beat como estrelas da festa.
A Billboard Brasil entrou em contato com a Bauducco, mas não obteve retorno até o momento desta publicação. O espaço segue aberto.
Outro lado
Em comunicado enviado à imprensa, a agência que administra a carreira de Juliette alega que ela foi contratada como uma das intérpretes para o trabalho.
“A equipe da cantora está em contato com os contratantes responsáveis pela criação e produção da campanha para mais esclarecimentos”.
Duda Beat compartilhou seu posicionamento nas redes sociais, e alegou que não teve nenhuma participação criativa na idealização da música. Ela, inclusive, afirmou que viu semelhanças entre o projeto e o trabalho de Emicida.
“Desde o primeiro contato entre agência e escritório da artista, ainda na fase de negociação, o nome de Felipe Vassão (um dos autores do projeto musical e da canção AmarElo) estava citado no escopo da campanha como autor da faixa comercial (que ainda não existia e nem tinha o nome de “Magia Amarela”). A exclusão de Vassão do time de autores não foi informada pelo cliente/agência ao longo do processo. Dessa forma, ficou entendido que havia consentimento da produção do jingle por parte dos idealizadores do projeto original AmarElo”.
https://www.instagram.com/p/CyjCC45JGl2/?img_index=1
Sabre apropriação e tudo aquilo que a gente discursa sobre ética?
Então, esse mercado tem bem pouco.
Sem criticar as artistas que inclusive admiro. Mas nosso juridico vai trabalhar! https://t.co/0j4hYOTTrJ— Evandro (@fiotioficial) October 18, 2023
“A gente levou 12 anos para ganhar um Grammy e esse trabalho acabou de ser roubado conceitualmente”, declarou Evandro Fióti. O músico contou que ‘Magia Amarela’, de Juliette e Duda Beat, faz parte de uma estratégia de reposicionamento de um MARCA. pic.twitter.com/IfMNRCV1hN
— ARTH (@anthunesarth) October 18, 2023