Duda Beat diz que identificou semelhanças de projeto da Bauducco com ‘AmarElo’
Música, parte de uma ação da Bauducco, virou alvo de questionamento
A equipe de Duda Beat se pronunciou nesta quarta-feira (18) sobre a acusação de plágio por Emicida. Mas apagou a publicação minutos depois.
Ela e Juliette lançaram o single “Magia Amarela”, parte de uma ação da Bauducco, que virou alvo de questionamentos da equipe do rapper e de Evandro Fióti, irmão e parceiro do artista.
“Viemos informar que não existe qualquer participação criativa da artista na concepção da campanha, identidade visual, letras ou produção musical da faixa/jingle publicitário”, começa o comunicado.
A equipe afirma que Duda identificou a semelhança do conceito artístico do projeto ‘AmarElo’, de Emicida e Lab Fantasma. O comunicado ainda diz que o nome de Felipe Vassão, um dos autores do projeto musical e da canção ‘AmarElo’ “estava citado no escopo da campanha como autor da faixa comercial”.
“A exclusão de Vassão do time de autores não foi informada pelo cliente/agência ao longo do processo. Dessa forma, ficou entendido que havia consentimento da produção do jingle por parte dos idealizadores do projeto original ‘AmarElo'”, diz a nota.
O texto afirma que Duda Beat foi pega de surpresa com as acusações e a movimentação nas redes sociais.
“Nós somos expressamente contrários a qualquer evidência de plágio ou apropriação de ideia criativa sem o consentimento de seus autores legais.”
“Duda Beat reitera seu compromisso com a transparência e a valorização dos profissionais envolvidos em seus projetos. Ela e toda sua equipe lamentam profundamente o dano causado por essa situação e ressalta que, diante desses novos fatos, sua equipe jurídica tomará as medidas cabíveis para garantir a integridade artística e ética de sua participação na faixa”, finaliza o comunicado.
Após a publicação, agora apagada, de Duda, Felipe Vassão se pronunciou. “Não tenho nenhum envolvimento com a nova música “Magia Amarela” da Juliette e Duda Beat.”
Acusações de plágio
Vale ressaltar que em momento algum, o lançamento de Juliette e Duda foi sinalizado como uma publicidade em suas redes ou perfil no Spotify, mesmo durante a divulgação do pré-save.
A equipe da ex-BBB só falou da marca um dia após os questionamentos dominarem as redes sociais.
No Twitter, Evandro disse respeitar o trabalho das cantoras, mas estava acionando sua equipe jurídica para tratar do assunto. Internautas apontaram semelhanças na estética de “Magia Amarela” com o álbum “AmarElo”, lançado por Emicida em 2019.
“Tem banda de artista de branco que a gente encontra em todo lugar que mal lançou um disco e já ganhou Grammy. A gente levou 12 para ganhar o Grammy, e o trabalho que a gente ganhou esse Grammy acabou de ser roubado conceitualmente”, desabafou Evandro em uma live feita no Instagram.
Ele alega ainda que a música lançada por Juliette e Duda faz parte de uma campanha publicitária. “Essa marca negociou com a gente, só que a gente não chegou em um acordo”, explicou.
Em comunicado à imprensa na última semana, a Bauducco realizou um evento para anunciar a nova campanha e contou com Juliette e Duda Beat como estrelas da festa.
A Billboard Brasil entrou em contato com a Bauducco, mas não obteve retorno até o momento desta publicação. O espaço segue aberto.
Em comunicado enviado à imprensa, a agência que administra a carreira de Juliette alega que ela foi contratada como uma das intérpretes para o trabalho.
“A equipe da cantora está em contato com os contratantes responsáveis pela criação e produção da campanha para mais esclarecimentos”.
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