Entenda cirurgia cerebral pela qual Chico Buarque foi submetido
Procedimento foi realizado pelo neurocirurgião Paulo Niemeyer
Chico Buarque foi submetido a uma cirurgia cerebral na última terça-feira (4), no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro.
O procedimento foi realizado pelo neurocirurgião Paulo Niemeyer para tratar um quadro de hidrocefalia, condição caracterizada pelo acúmulo de líquido nos ventrículos do cérebro, o que gera aumento da pressão intracraniana.
A técnica aplicada consiste na implantação de uma válvula no centro do cérebro conectada a um cateter que direciona o excesso de líquido para o abdômen.
Esse líquido é então absorvido pela corrente sanguínea e eliminado pela urina. De acordo com Niemeyer, o cantor está em bom estado de saúde, anda normalmente pelo quarto e se alimenta sem restrições. A previsão de alta é para esta quinta-feira (6).
Segundo o médico, Chico apresentava um desequilíbrio sutil, comum na idade, mas optou pela cirurgia com o objetivo de preservar a qualidade de vida.
“Os sinais mais comuns desse tipo de problema são dificuldades para mudar de posição, sentar, levantar, trocar os passos. Tem gente que piora progressivamente, outros não”, disse Niemeyer, em entrevista ao jornal “O Globo”.
O médico também destacou que, embora a técnica cirúrgica seja antiga, as válvulas evoluíram e hoje são ajustáveis, sem necessidade de substituição frequente. Ele garantiu ainda que não há dispositivos visíveis no corpo e que Chico poderá retomar sua rotina normalmente, inclusive atividades físicas como jogar futebol.