Dia internacional do reggaeton: 5 artistas e músicas para conhecer
No dia 15 de setembro é celebrado o nascimento do ritmo latino
Hoje é um dia especial para os fãs de reggaeton. Nesta sexta-feira (15), se comemora o dia internacional do estilo musical que nasceu em Porto Rico nas décadas de 1980 e 1990, e vem ganhando espaço e se popularizando mundo afora.
A origem da celebração é devido a um show histórico que aconteceu em 15 de setembro de 2007. Na época, artistas importantes do gênero como: Vico C, Don Omar, Zion, Ruben DJ, Brewley MC, Lisa M e Big B se reuniram no estádio Hiram Bithorm na capital de Porto Rico, San Juan. Nesse encontro, eles decretaram que a data seria escolhida para comemorar o nascimento do gênero e seu legado, logo outros países da America Latina se uniram a iniciativa e adicionaram a homenagem ao seu calendário.
A sonoridade dançante e marcante, ultrapassou as fronteiras, conquistando adeptos e revelando grandes artistas para o mercado internacional. Nomes do estilo aparecem com frequência nas altas posições dos charts de diversos países, apesar de aqui no Brasil a situação é um pouco diferente, tanto que a Billboard Brasil explicou o motivo dessa ausência por aqui.
Pensando no dia internacional do reggaeton, separamos cinco artistas do gênero e alguns de seus sucessos para você conferir.
Feid
País de origem: Colômbia
Recomendações da Bill: “Classy 101” feat Young Miko, “Castigo” e “Feliz Cumpleãnos Ferxxo“.
Villano Antillano
País de origem: Porto Rico.
Recomendações da Bill: “Kaleidoscópica“, “BZRP Music Sessions Vol. 51” e “Hedonismo“.
Karol G
Pais de origem: Colômbia.
Recomendações da Bill: “Amargura“, “El Makinon” feat Mariah Angeliq, e “Qlona” feat Peso Pluma.
Rauw Alejandro
País de origem: Porto Rico
Recomendações da Bill: “Lokera” feat Lyanno e Brray, “Al Callao’ ” e “Desesperados“.
Bad Bunny
País de origem: Porto Rico.
Recomendações da Bill: “Safaera” Jowell & Randy e Ñengo Flow, “Titi Me Pergunto” e “Yo Perreo Sola“.