10 álbuns que completam 10 anos em 2023
Anitta, Paramore, One Direction e mais artistas lançaram discos icônicos em 2013
O ano de 2023 marca o décimo aniversário de muitos álbuns icônicos de música pop. Aqui estão 10 álbuns lançados em 2013 e que continuam a ser ouvidos e amados até hoje:
“AM” (Arctic Monkeys)
O quinto álbum de estúdio foi um dos mais populares da banda britânica até agora. Lançado em setembro de 2013, o disco tem hits como “Do I Wanna Know?”, “R U Mine?”, “Arabella” e “Why’d You Only Call Me When You’re High?”. Na Billboard Hot 100 nos Estados Unidos, a produção ficou por 20 semanas nos charts.
“Paramore” (Paramore)
O quarto álbum de estúdio do Paramore marcou a saída de Josh e Zac Farro da banda (vale lembrar que o baterista voltou ao grupo em fevereiro de 2017). “Now”, “Ain’t It Fun” e “Still Into You “foram os destaques do disco na época. Paramore também foi o último do baixista Jeremy Davis com a banda, antes de sua saída em 2015.
Em 2022, o álbum voltou a ser assunto após a mudança de sua capa nas plataformas de streaming. Antes, a imagem mostrava Hayley Williams, o guitarrista Taylor York e Jeremy. Agora, apenas a vocalista aparece na foto, de costas e usando uma jaqueta jeans com a frase grow up (cresça) estampada. O motivo da mudança não foi revelado pela banda, mas é possível ter a ver com a saída do baixista.
O músico processou a banda em 2017, alegando não ter sido pago de maneira justa pelo trabalho no grupo. Nos documentos iniciais, Davis afirmou que era responsável por diversas decisões da banda, como a contratação de profissionais, músicos, equipe, entre outros.
“ARTPOP” (Lady Gaga)
Primeiro lugar na Billboard 200 nos Estados Unidos em 2013, o “ARTPOP” divide opiniões até hoje. O disco foi bastante criticado pela pegada experimental e teve o número de vendas abaixo do esperado. Lady Gaga até reclamou no Twitter na época: “Eu ponho tanto amor na minha música, nos meus shows, eu faço por vocês. Nunca vou entender a onda de ódio em mim”.
Apesar do primeiro single, “Applause”, ter sido um sucesso (e um hit até hoje), o álbum teve outra polêmica. Em imagens que circularam nas redes sociais, Gaga aparece contracenando com R. Kelly para o clipe de “Do What U Want”, parceria com o rapper. Na época, ele respondia um processo por abusar de um menor de idade. A repercussão fez com que a cantora desistisse do lançamento.
“Bangerz” (Miley Cyrus)
She’s so crazy, I love her! Miley Cyrus lançou “Bangerz” em 2013 e recebeu boas críticas pela sonoridade na época. Mostrando um lado mais selvagem, a cantora apresentou ao público dois hits da carreira: “Wrecking Ball” e “We Can’t Stop”.
O lançamento também foi impulsionado por uma apresentação controversa de Miley no MTV VMA daquele ano ao lado de Robin Thicke. A atitude mais despojada da cantora foi justificada por ela anos depois. Segundo Miley, ela buscava se separar da imagem de Hannah Montana, personagem pela qual ficou famosa na Disney.
“Midnight Memories” (One Direction)
Terceiro álbum da boy band britânica, “Midnight Memories” trouxe hits como “Best Song Ever”, “Story of My Life” e “You & I”. Na Billboard Hot 100, o quinteto ficou em segundo lugar com o single que abria o disco. Na época, o One Direction se tornou o artista mais rápido a vender 200 mil cópias do disco na primeira semana.
“Anitta” (Anitta)
Álbum de estreia da funkeira chegou com um dos maiores hits da carreira da cantora: “Show das Poderosas”. O single deu visibilidade nacional para Anitta, que chegou a ser indicada ao Grammy Latino em 2013 pelo disco. “Meiga e Abusada”, “Não Para”, “Zen” e “Menina Má” também estão na tracklist.
“O Glorioso Retorno de Quem Nunca Esteve Aqui” (Emicida)
Primeiro álbum de estúdio de Emicida levou o rapper para as listas de melhores do ano. O disco trouxe diversas participações especiais como Pitty, Dona Jacira (mãe de Emicida), MC Guimê, Wilson das Neves, Rael da Rima, entre outros. “O critério sempre foi: ‘Vamos fazer um álbum da música brasileira contemporânea em que o sentido será dado pela música falada, o rap'”, afirmou Emicida na época.
“Batuk Freak” (Karol Conká)
Estrela do rap, Karol Conká lançou o primeiro álbum em 2013 e ganhou notoriedade como um dos nomes revelação do ano. O disco de 12 faixas traz composições da artista e uma mistura de afro beat, reggae, soul, R&B e funk. “Gandaia”, “Bate a Poeira”, “Corre Erê” e “Caxambu” fazem parte do projeto.
O disco de 2013 não está disponível nas plataformas de streaming. A cantora e o produtor do álbum, Vinicius Leonard Moreira, tentam um acordo para disponibilizar o álbum nas redes novamente.
“XOXO” (EXO) e 2 “COOL 4 SKOOL” (BTS)
No K-Pop, dois destaques para 2013: “XOXO” do EXO, que ficou em 3º lugar na Billboard coreana do gênero, e trouxe hits como “Wolf”, “Black Pearl”, “Kiss” e “Baby, Don’t Cry”.
Foi naquele ano também que o BTS debutou com “2 Cool 4 Skool”. “No More Dream” e “We Are Bulletproof Pt.2” são destaques do disco, que iniciou a trajetória de sucesso do septeto.