O setor de shows e eventos no Brasil cresceu mais de 55% em 2023. No último ano, o país foi palco de grandes turnês e festivais, com destaque para Paul McCartney, que passou por cinco cidades e voltou ao Maracanã 33 anos após bater o recorde mundial de maior público em show de um artista solo, recebendo 184 mil pessoas no Maior do Mundo. Além disso, a companhia organizou toda a turnê de reunião Titãs e a volta de Roger Waters ao país, que agitaram o calendário nos últimos meses do ano.
A produtora responsável por trazê-los ao país foi a Bonus Track, que já intermediou e produziu a vinda de outros grandes artistas como os Rolling Stones (lembra do show histórico na praia de Copacabana? Pois é), Beyoncé, Rihanna, Coldplay, Elton John e o encontro de Stevie Wonder com Gilberto Gil também em Copa.
Liderada por Luiz Oscar Niemeyer e Luiz Guilherme Niemeyer, junto dos sócios Victor Rocha e Miguel Machado, a Bonus Track busca trazer a melhor experiência do entretenimento ao vivo para os fãs ao redor do Brasil. “É uma responsabilidade muito grande [lidar com o sonho do fã]. Dá um frio enorme na barriga. Principalmente, quando você está no estádio e vê milhares de pessoas juntas”, diz Luiz Guilherme em entrevista para a Billboard Brasil.
A empresa também já apresentou shows de Miley Cyrus, Sade, Bob Dylan, Eric Clapton, Stevie Wonder, além de festivais como MITA e Doce Maravilha, que teve sua segunda edição anunciada, mais uma vez com curadoria de Nelson Motta.
As turnês nacionais também marcam a empresa com projetos como: Caetano Veloso e Maria Gadú, Paralamas & Titãs Juntos e Ao Vivo e Los Hermanos. Com 79 shows em 57 cidades do Brasil, a turnê “Capital Inicial 4.0”, em 2023, arrebanhou mais de 350 mil pessoas. Já “Titãs Encontro”, que reuniu os sete integrantes da lendária banda paulistana, passou por 25 cidades, com 47 shows e público de 700 mil pessoas.
“Tenho um olhar muito atento para a jornada do cliente. Temos isso como pilar e quando acontece [algo ruim no evento] fico muito chateado. Conseguimos entregar uma boa experiência, lidamos com o sonho do público e ele precisa ser bem atendido, estar confortável.”
Segundo Luiz Guilherme, a negociação de shows e a tomada de decisão são baseadas em dados de pesquisas de consumo. Além das plataformas de streaming, as redes sociais também são analisadas –mas nem sempre os grandes números nas redes convertem na venda de ingressos. A experiência é essencial para que os eventos sejam bem-sucedidos.
Entre os espaços de entretenimento e cultura, a Bonus Track ainda é responsável pelo Teatro I Love Prio, no Jockey Club Brasileiro, na Gávea, e também pela administração do Canecão. Sim, a produtora reconstruirá o tradicional espaço de cultura do Rio de Janeiro, contribuindo para o fortalecimento cultural da cidade e estimulando a economia criativa.
A Bonus Track é sócia também da MangoLab, agência cultural que hoje fica à frente de toda a comunicação do grupo, trabalhando desde a concepção dos projetos até a gestão dos conteúdos e base de dados no digital.
“Para 2024, podem esperar mais um ano de calendário lotado, como foi o ano passado”, finaliza Luiz Guilherme.