De Menos é Mais a MC Daniel: os artistas que levam o pagode aos charts de 2024
Além deles, Ferrugem, Sorriso Maroto e Gloria Groove ajudam na guinada do gênero
O pagode é um dos gêneros que brigam contra o sertanejo e o funk na Billboard Hot 100, a parada que registra, semana a semana, as músicas mais ouvidas do Brasil. Atualmente, três artistas fazem o gênero figurar entre as 30 mais ouvidas: o grupo Menos é Mais (líder absoluto da parada pela segunda semana consecutiva), Gloria Groove e a parceria entre Ferrugem e Sorriso Maroto. O gênero comparece até com artistas do funk, como no caso de MC Daniel.
O grupo brasilense Menos é Mais é um dos maiores responsáveis pelo escalada do gênero nas paradas. Agora, eles lideram com “Coração Partido” (uma versão do hit do espanhol Alejandro Sanz) e, ano passado, chegaram ao topo com “Lapada Dela”.
Já Gloria Groove marca presença na posição #14 com o single “Nosso Primeiro Beijo”, um pagode de mel inspirado em projetos recentes como “Tardezinha” e “Numanice”.
O grupo Sorriso Maroto e o cantor Ferrugem aparecem na posição #27 com “Apaguei Para Todos” cuja amplitude impacta nomes de outros gêneros como a rapper Ebony, fã confessa do gênero e que citou a canção em entrevista recente à Billboard Brasil.
Já MC Daniel surge com uma intrusa chamada “Vamo de Pagodin”, um pago-funk-maloka que homenageia, com louvor, ambas as paixões do funkeiro ao falar de feijoada, Art Popular, futebol e amizade. Ela está na posição #73 e é um medley dos DJs WN e GM com os também MCs Paulin da Capital, Ryan SP e Piedro.
Sem presença atualmente no Hot 100, a cantora Ludmilla também foi uma das responsáveis por manter o gênero nos charts durante o primeiro semestre. O projeto “Numanice #3”, em março, enfileirou quatro canções entre as 100 mais ouvidas: “Maliciosa”, “Falta de Mim”, “A Preta Venceu” e “Você Não Sabe O Que é Amor”.