fbpx
Você está lendo
MC Daniel: como o funkeiro conquistou o Brasil com carisma e sucesso nas redes

MC Daniel: como o funkeiro conquistou o Brasil com carisma e sucesso nas redes

Cantor será um dos destaques do Rock in Rio deste ano

Avatar de Guilherme Lucio da Rocha
MC Daniel

MC Daniel é um fenômeno em números. Com uma carreira meteórica, tendo suas primeiras músicas lançadas entre 2019 e 2020, hoje o cantor é presença nos principais festivais do país, como Rock in Rio e Lollapalooza, e acumula mais de 19 milhões de seguidores nas redes sociais.

Porém, como Daniel conseguiu transformar esses números em sucesso na vida real, lotando shows e rodando o país? O cantor usa uma fórmula em que a música não é, necessariamente, o carro-chefe.

Veja também
Chros Brown

Carisma

Talvez o grande ativo do cantor seja seu carisma. Nas redes sociais, ele compartilha detalhes íntimos da sua vida, suas conquistas e a forma carinhosa como atende seus fãs.

Esse traço de personalidade faz com que Daniel consiga conquistar amizades que vão de Neymar a Luciano Huck e também passe a ocupar espaços nobres no showbiz brasileiro. É o caso da sua participação no quadro “Dança dos Famosos”, no programa dominical da TV Globo “Domingão com Huck”.

Diferentemente do que sugeriu em suas redes, Daniel não abriu portas na TV, ele usufruiu de uma abertura feita ainda nos anos 1990 por DJs e MCs cariocas e, mais recentemente, por artistas paulistanos, como MC Guimê, célebre nome do funk ostentação no início dos anos 2010.

O que Daniel tem de diferente, agora, é contato com um público mais abrangente, muito graças às redes sociais.

Influenciador digital

Só no Instagram, são mais de 19 milhões de seguidores. Ao anunciar seu relacionamento com a atriz Mel Maia, em outubro de 2022, o funkeiro teve um crescimento vertiginoso de seguidores — cerca de 2,8 milhões em um único mês, segundo a plataforma Socialblade.

Tal crescimento se manteve com o passar dos meses e também chamou a atenção de marcas, como a rede de fast food KFC.

Além das suas relações amorosas e das ações de publicidade com casas de apostas –ele é embaixador de uma empresa do ramo–, o MC também gosta de compartilhar suas conquistas e a de seus amigos.

E a música?

Sua trajetória é bastante marcada por colaborações com artistas do pagode, do sertanejo e do próprio funk. Daniel está presente em diversos sets e músicas que envolvem até uma dezena de cantores.

Tais parcerias colocam o artista como presença constante nos charts Billboard Brasil Hot 100 e Artistas 25. Porém, seu último grande sucesso solo foi a canção “Balmain”, de 2022.

Em entrevistas, ele atribui a MC Ryan SP seu início da música –hoje, Ryan detém uma porcentagem na carreira do funkeiro. Atualmente, o cantor integra a equipe da produtora Lyons, uma empresa com poucos artistas e que não é vista como “rival” por outras produtoras.

Isso oferece algo importante para a carreira do funkeiro: ter a oportunidade de fazer colaborações com artistas de várias empresas do segmento.

Os shows

Nos palcos, os shows de MC Daniel são compostos, em grande medida, de sucessos alheios –infelizmente, uma prática comum no universo do funk.

Sua apresentação no Lollapalooza 2024 também deixou a desejar. Com a missão ingrata de abrir o último dia de festival, o show chamou a atenção basicamente pela pirotecnia e o alto investimento (R$ 500 mil, segundo o próprio artista). Bem diferente de colegas como MC Livinho e TZ da Coronel, que conquistaram o público que conquistaram o público com um repertório mais bem elaborado e uma apresentação trabalhada em cima do palco —no caso de Livinho, por exemplo, usando a própria obra para homenagear Michael Jackson (1958-2009).

Com o Rock in Rio chegando, MC Daniel poderá mostrar um novo lado em um dos maiores palcos do mundo.

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.