Como um grupo de metal transformou os xingamentos em razão de existir
Ready to Be Hated é formado por ex-integrantes do Angra e do Shaman


Thiago Bianchi e Luis Mariutti são dois personagens constantemente vítimas de impropérios. Bianchi assumiu os vocais do Shaman, grupo formado a partir da dissidência do Angra, uma das bandas de heavy metal mais populares do mercado. Mariutti foi do Angra, do Shaman e integrou a banda solo do cantor e maestro Andre Matos (1971-2019), um ícone do nosso rock.
Bianchi e Mariutti sofreram xingamentos que até os deuses do metal se horrorizam. Em 2007, quando entrou para o Shaman, ele leu o comentário de um fã da banda que Bianchi tinha enfrentado um câncer. “Pena que sobreviveu”, disparou um atormentado. Mariutti é assombrado por brados como “deixe o Andre em paz” porque tem o desplante de tocar músicas das bandas que formou ao lado do amigo.
O amontoado de blasfêmias poderia muito bem abalar a autoconfiança dos músicos. Mas surtiu efeito contrário. Ao lado do multi instrumentista Fernando Quesada e do baterista Rodrigo Oliveira, eles criaram o Ready to Be Hated (em português, algo como “pronto para ser odiado”) um grupo de power metal que traz “casquinha” suficiente para encarar todo tipo de aviltamento. “O nome fala de ódio, mas também tem a ver com o fato de estarmos preparados para tudo”, diz Bianchi, em entrevista à Billboard Brasil.
A especialidade do Ready to Be Hated é o power metal, um estilo de rock pesado que adota andamentos rápidos e quase sempre traz vocalistas de registro agudo –uma especialidade do Bianchi. As letras desse estilo, em geral, abordam temas como mitologia, história e um pouco de filosofia. No caso do quarteto paulista, elas se alternam mais para temas pessoas –caso de “The Old Becames the New”, primeiro videoclipe do grupo.
O Ready to Be Hated lançou um EP de três faixas no início de dezembro, com produção de Bianchi e co-produção do guitarrista Hugo Mariutti (ex-integrante do Shaman e dono de um respeitável trabalho solo). Um disco “cheio” está previsto parao ano que vem. O quarteto é uma das atrações do Bangers Open Air, mega festival de heavy metal, que acontece em São Paulo em maio de 2025.