Como MC Kevin criou fórmula de sucesso que revolucionou a música brasileira
Autentico e inovador, Kevin criou modelo de negócios e revelou novos artistas
Kevin Nascimento Bueno, o MC Kevin, morreu há três anos, no dia 16 de maio de 2021, em um acidente num hotel do Rio de Janeiro. Mas sua música deixou uma marca que gerou grande impacto na música brasileira.
Dos 25 artistas mais ouvidos do país, segundo o Billboard Brasil Artistas 25, quatro (16% do total) se influenciam diretamente pela obra do funkeiro e são unânimes em dizer que ele era um visionário.
Se hoje o mercado do funk é um dos principais do Brasil, muito se deve a forma com que o cantor enxergava as peculiaridades do gênero, seu olhar diferenciado para o marketing próprio e novos artistas.
Porém, a morte precoce fez com que fórmula do sucesso de Kevin não gerasse o impacto previsto na sua própria carreira, mas aqueles que seguiram seus passos se deram bem.
“Ele trouxe muita referência musical de fora que somente anos depois começou a ser assimilada no Brasil. O próprio trap brasileiro, ele foi um dos pioneiros. Sem contar nos artistas que ele relevou. O Kevin era muito visionário, enxergava a frente e via o que há de mais especial nas pessoas e na música”, explica MC PH, que ocupa a 6ª posição no Billboard Brasil Artistas 25.
Instagram + música = sucesso
Numa tarde qualquer, MC Kevin abria uma live. Para seus milhões de seguidores, adiantava seu desejo: ir para Dubai encontrar o amor da sua vida, Deolane Bezerra. Dias depois, outra live no Instagram, já em solo árabe com a amada.
Num outro mês, o funkeiro postava um vídeo com seu colega, MC Davi, cantando um trecho de uma canção que ainda seria lançada. Era uma prévia do “Set dos Casados”, música lançada após a morte do MC.
Os versos de Kevin, falando da sua relação com Deolane e sua “vida de casado” viralizaram antes mesmo do set estar disponível nas plataformas.
Hoje, a música conta com 158 milhões de plays no Spotify e 132 milhões de visualizações no YouTube, além de uma sequência — “Set dos Casados 2” foi publicada em 3 de maio.
Kevin tinha esse poder de usar suas redes sociais como plataforma de validação e divulgação das suas músicas. Suas gírias e vivências que eram commpartilhadas nos stories viravam refrões.
Um dos principais discípulos dessa estratégia foi o MC Ryan SP. Hoje com 14 milhões de seguidores no Instagram, ele sempre teve no seu Instagram e suas aventuras diárias uma forma de angariar público e converter isso em reproduções nas plataformas de streaming.
“Ele foi a minha maior influência”, resume o cantor, que ganhou o posto de “Rei da Revoada” pelas suas aventuras em festas do próprio Kevin, que detinha o posto antes do relacionamento com Deolane.
Naipe de empresário
Kevin foi descoberto pelo empresário Alexandre Santana, o Gugu. Em entrevista para o “UOL”, ele usou o MC como referência de como o funk pode transformar vidas.
“Quem dá essa oportunidade do moleque crescer, comprar uma casa boa para família, um carro importado, viver a vida sem sufoco? É só funk. Olha o Kevin, ele era um exemplo de sucesso para molecada”, disse, em 2021, pouco após a morte do cantor.
Pouco antes de morrer, o funkeiro teve uma atitude inédita no mercado: já estabelecido como um dos principais nomes do gênero, ele rompeu com a GR6, maior produtora do segmento, para construir sua própria empresa.
A ideia era, além de cuidar do seu próprio destino, revelar novos talentos. Ele anunciou o rompimento no dia 4 de abril de 2021.
Um ano antes, usando sua projeção de artista, ele revelou MCs como Vulgo FK, que hoje tem uma música entre as mais ouvidas do Brasil – “Vem Desestressar“, que ocupa a 36ª posição no Billboard Brasil Hot 100.
“Era o pior dia da minha vida, um mês horrível. Um amigo me ligou em vídeo, eu não ia nem atender porque tava muito na bad. Quando atendi, era o Kevin. Eu tomei um susto, porque já era fã. Ele falou que viu meus vídeos, que canto muito, perguntou se tinha empresário. Ele falou para eu não marcar nada que, no dia seguinte, eu ia para o estúdio. E eu não tinha nada”, lembrou FK.
Na lista dos artistas empresariados, revelados ou impulsionados por Kevin também estão: MC Ryan SP (2º no Billboard Brasil Artistas 25), MC PH (6º no Billboard Brasil Artistas 25), MC IG (15º no Billboard Brasil Artistas 25), Traplaudo, Luki, Bruninho da Praia e muitos outros.
Após as ações do funkeiro nos bastidores, outros artistas se viram incentivados a seguir o mesmo caminho de tentar controlar a própria carreira e revelar novos artistas.
“Ele foi muito visionário. O MC que é empresário vai conseguir muito ver o lado. Eu mesmo, tenho 10% da carreira do MC Daniel. O funk sai da mão de pessoas que não entendem e vai para mão de MCs. E acho que os artistas tinham que liderar, ser empresario de outros artistas. Porque a maioria dos empresários só quer lucrar e somos nós que fazemos girar essa roda”, diz Ryan SP.