fbpx
Você está lendo
Nego doce e pai de família: Vulgo FK foge de estereótipos do trap BR

Nego doce e pai de família: Vulgo FK foge de estereótipos do trap BR

Cantor, destaque no Billboard Brasil Hot 100, é um dos mais caseiros da cena

Avatar de Billboard Brasil
Vulgo FK

Quem já viu — e, principalmente, ouviu — as músicas de Vulgo FK pode imaginar que se trata de mais um rapper que curte a vida intensamente, bem num estilo 50 Cent dos anos 2000. Porém, o cantor, destaque do Billboard Brasil Hot 100 desde a sua estreia, está muito mais para um Péricles, um pai de família caseiro. Ou, como ele mesmo se definiu: um nego doce mandrake.

“Muita gente acha que eu sou marrento e da ‘revoada’. Mas o que eu gosto mesmo é curtir minha família, em casa, bem de boa”, diz o cantor. Revoada, no caso, seriam as grandes festas promovidas por artistas.

VEJA TAMBÉM
Vulgo Fk em ensaio para a Billboard Brasil

Segundo o “dicionário de negrão”, ser um nego doce é ser um homem romântico, daqueles que faz voz calma e grave quando manda um áudio no WhatsApp, ou que fica com a autoestima ao fazer seu corte preferido no salão.

E toda essa doçura tá bem refletida em “Perdas e Ganhos”, seu álbum lançado em julho de 2023 e que não sai da lista de sucessos: no Billboard Brasil Top 100, o single “Ballena” ocupa atualmente 79ª posição.

Por dois anos seguidos, Vulgo FK machucou o joelho em cima do palco e precisou passar por cirurgia. Foi também nesse ínterim que o cantor perdeu familiares e um dos seus melhores amigos na música, o funkeiro MC Kevin.

“Foi um álbum que fiz num momento complexo da minha vida e isso está ali também, a primeira parte tem essa coisa mais carregada. Do meio para frente, é algo mais animado. Tentei criar essa dualidade para representar as perdas e ganhos que tive na vida”.

Tava na França ou em Dubai?

O grande sucesso do álbum “Perdas e Ganhos” é “Ballena”, música em parceria com o MC PH e Veigh. A canção, que faz referência a uma bebida rosa e versa sobre uma mulher que, supostamente, seria “do job” [derivação de acompanhante de luxo].

Na internet, viralizou um trecho onde o cantor sugere:

Será que ela é do job?
Tava na França,
Bebendo numa praia em Dubai

Muita gente se perguntou: mas se ela estava na França, como poderia beber numa praia em Dubai? FK explica.

“Essa é simples, acho que muita gente só entrou na brincadeira mesmo. Quando eu escrevi, pensei. Tava na França, vírgula, bebendo numa praia em Dubai. São dois momentos diferentes”, contextualizou.

Tipo gringo

Filype Kaique, nome de batismo do cantor, é formado em publicidade e propaganda e viajou aos Estados Unidos, no início da década, para estudar um pouco do seu inglês.

Por lá, enfrentou o preconceito por ser estrangeiro e trabalhou nos mais variados trabalhos manuais, incluindo ajudante de pedreiro e entregador.

Com o inglês afiado e de volta ao Brasil, ele tentou embarcar no seu sonho de ser cantor. Em meados de 2019, um vídeo do cantor cantando “Down Bellow“, do rapper Roddy Ricch, viralizou nas redes sociais justamente por conta da pronúncia do cantor – que indicavam que ele estava cantando errado.

Hoje, o cantor analisa que houve uma carga de racismo nas críticas, mas que realizar seu sonho de sucesso fez com que ele enxergasse a situação com mais maturidade.

“Eu fiquei triste quando viralizou, era claro que tinha racismo ali. Eu morei nos EUA, eu cantei em inglês e muitos professores analisaram que estava tudo certo. Mas hoje vejo que aquele vídeo me fez ser notado, não tenho raiva das pessoas que me ofenderam”.

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.