Claudinho e Buchecha conquistaram recorde na Xuxa e 1 milhão de cópias vendidas
Ícone do funk, o duo carioca deixou um legado memorável na música brasileira
Claudinho e Buchecha são referência até hoje na música brasileira, tanto que a história deles está sendo relembrada no cinema. Na última quinta-feira (21), estreou “Nosso Sonho“, cinebiografia que conta a trajetória da dupla. No longa, dirigido por Eduardo Albergaria, o público vai saber como seus caminhos se cruzaram e reencontraram, desde a infância, auge do sucesso, até o acidente trágico que matou Claudinho em 2002.
Os hits da dupla até hoje ecoam por aí. “Rap do Salgueiro“, “Só Love” e “Conquista” são alguns deles, que bombam até hoje. Veja alguns dos feitos que a dupla de São Gonçalo conquistou.
Mais de 1 milhão de cópias vendidas
Lançado em 1996 quando eles tinham 21 anos, o álbum homônimo “Claudinho & Buchecha” ganhou o título de disco de platina quadruplo. Foram mais de 1 milhão de cópias vendidas, um número muito expressivo, visto que na época a pirataria estava em alta.
Música tocada mais de 50 vezes por dia na rádio
Mais um recorde para o álbum “Claudinho & Buchecha”: o single “Conquista” é um dos maiores hits do disco e até hoje um dos maiores sucessos do duo. Na década de 1990, não tinha app de música para apertar o botão de repeat infinitamente, se você quisesse ouvir sua música favorita, o jeito era ligar para o locutor. Segundo informações do jornal O Globo, a música já chegou a ser tocada mais de 50 vezes em único dia nas rádios.
Recorde no Programa da Xuxa
A dupla tinha presença marcada na programação da TV brasileira. Durante participação no podcast “Corredor 5”, do produtor musical Clemente Guimarães, Buchecha contou que eles se tornaram os queridinhos de Xuxa.
“Esse jeito singelo e verdadeiro acabou conquistando o coração da rainha, e aí a gente bateu o recorde no programa dela, fomos os artistas que mais foram no programa da Xuxa”, revelou o cantor.
Prêmio no VMB da MTV Brasil
No ano de 1997, a Claudinho e Buchecha ganharam o prêmio de banda revelação do VMB, Video Music Awards, premiação da antiga MTV Brasil. Na época eles concorriam com os grupos Catapulta, Os Ostras, Tantra e Virgulóides – o tempo provou que o prêmio foi mais que merecido.
Carreira internacional
O sucesso Claudinho e Buchecha ultrapassou as fronteiras do Brasil, os dois fizeram uma série de shows no exterior. Eles levaram o funk melody para os Estados Unidos, México, Japão, Argentina e Portugal.