fbpx
Você está lendo
Autor de Alok a Anitta, Lucas LM foi de banda emo a forró, e hoje aposta no reggaeton

Autor de Alok a Anitta, Lucas LM foi de banda emo a forró, e hoje aposta no reggaeton

O pernambucano que ser representante do ritmo latino no Brasil

Avatar de Ludmilla Correia
Lucas LM é compositor de sucessos do sertanejo, funk e pagodão baiano

Se você está antenado nos charts e nas redes sociais, em algum momento já se deparou com alguma composição de Lucas LM. O cantor e compositor é dono de músicas nas vozes de Anitta, Zé Felipe, MC Don Juan e Leo Santana. Aos 28 anos, o pernambucano já passeou pelo rock, forró, sertanejo, funk e axé, mas a sua aposta da vez é cantar reggaeton em português.

Lucas Medeiros (Por isso o LM) é natural de Caruaru, em Pernambuco. Ao contrário de muitos, não veio de berço musical, mas foi aos 11 anos, vendo sua mãe aprender a tocar violão, que ele começou a se interessar por esse mundo e começou a escrever versos. Ainda na escola, com os amigos, criou sua primeira banda.

VEJA TAMBÉM
O cantor Bad Bunny

“Nós éramos o Simple Teens, era inspirado no Simple Plan. Eu sou da capital do forró, mas gostava das músicas emo, porque eram mais tristes e românticas”, conta Lucas LM em entrevista à Billboard Brasil

A banda não foi para frente. Mesmo assim, Lucas seguiu se aventurando na música, e aprendeu a tocar violão com seu primo Marcus Thulio. Ainda quando na escola, aos 15 anos, escreveu sua primeira canção, chamada “Vem Comigo“, e subiu o vídeo no YouTube. Paralelamente aos estudos, continuou postando suas composições e covers na internet.

Em 2013, quando ainda estava focado em músicas românticas, ele decidiu mudar. Os virais da época eram os sertanejos e arrochas que falavam sobre carros. “Eu fiquei pensando: ‘isso aqui não é difícil de fazer, eu consigo fazer também”, lembra ele, falando dos sucessos daquele tempo.

Lucas LM é compositor de sucessos do sertanejo, funk e pagodão baiano
Lucas LM é compositor de sucessos do sertanejo, funk e pagodão baiano (Divulgação)

A coisa saiu da brincadeira e foi para o profissional, quando Lucas pegou o telefone de um designer de uma banda de forró da região e enviou uma música sem muita confiança. Pouco tempo depois, o escritório da Forró Pegada, entrou em contato com ele e disse que a composição seria gravada pela banda. 

Apesar do acerto, o começo como autor não foi às mil maravilhas, e, como plano B, Lucas se mudou para Recife para estudar administração. Foi lá que ele conheceu seu primeiro empresário, e se lançou como cantor de forró.

 “Abri para o Henrique e Juliano no Carnaval, rodamos bastante. As coisas começaram a andar como cantor então fui deixando a composição do lado. Porém, eu não me sentia bem cantando forró, gosto de ouvir, mas me sinto limitado”. 

Virada de chave

Em 2018, enquanto sua passagem pelo forró estava “esfriando”, ele acertou a sua primeira grande composição. “A Distância Tá Maltrando” gravada nas vozes de MC G15 e MC Bruninho, que atualmente conta com mais 200 milhões de visualizações no YouTube. 

Com o sucesso, Lucas LM começou a ganhar reconhecimento e renda como autor. Esse foi o empurrão que ele precisava para alimentar uma vontade antiga: morar em Goiânia, para assim viver só de música. “Antes da pandemia tudo era muito físico, você tinha que estar no lugar. Fui morar lá porque é onde está o sertanejo. É o gênero mais rentável para um compositor”, destaca.

Aos poucos, ele foi ganhando espaço no mercado da composição, viajou para outros estados para participar de song camps e, em 2019, fez seu último show com sua banda de forró e foi se aventurar na terra da música sertaneja.

VEJA TAMBÉM: O que são song camps? Conheça a reunião de autores que criam hits que você ouve

Em terras goianas, Lucas conseguiu expandir suas habilidades como compositor, e com a gravação do viral do YouTube “Perfeitinha”, na voz de Enzo Rabelo, filho de Bruno, da dupla com Marrone, ele viu as portas se abrirem. “Essa música deu uma moral no mercado dos compositores porque ela toca até hoje, e todo mundo conhece”.

Atualmente como autor consolidado, Lucas LM é autor das músicas do Tiktok, como: “Só Tem Eu” e “Toma Vapo Vapo, de Zé Felipe, “Liberdade (Quando O Grave Bate Forte)”, de Alok, MC Don Juan e DJ GBR, e “Perna Bamba”, do Parangolé e Leo Santana, que foi um dos hits do Carnaval de 2024.

Reggaeton como aposta

Atualmente, Lucas LM mora em Recife e se alterna entre compositor e cantor. Mesmo sabendo da dificuldade da entrada do reggaeton nos charts brasileiros, ele aposta do gênero latino. Seu primeiro contato com a música hispânica foi 2011, Prince Royce, Nicky Jam e Enrique Inglesias eram os músicos que mais ouvia.

Entre as suas aventuras por diferentes estilos musicais, sua paixão pela música latina voltou em 2020, após voltar de um song camp na Colômbia. “Comecei a estudar espanhol e ouvir muito Reggaeton. Eu já apaixonado por música latina e, quando eu fui, me apaixonei mais ainda”, conta.

Desde então, Lucas LM vem apostando no ritmo latino em português.  Em 2023, resolveu focar na carreira como intérprete, o primeiro single dessa nova etapa foi “Sem Sentimento”, que posteriormente foi regravada por Luan Santana.

Lucas acredita que o movimento da música latina no Brasil está crescendo, ainda que escondido. “Quando vi a música da Ana Castela ‘Nosso Quadro’ que é um reggaeton, ganhar top 1 e veio o Luan Pereira com ‘Silverado’, foi uma confirmação. Me deu segurança para continuar apostando, porque a galera fala que não vira, mas o que virou não é dito que é Reggaeton, e o povo acha que é sertanejo.”

Os singles citados pelo cantor fazer parte do projeto Agroplay Verão, que mistura ritmos hispânicos e brasileiros. Inclusive, ao lado do DJ KVSH, ele participa de “Deixa Acontecer” faixa da segunda edição do EP.

Além das músicas autorais, o pernambucano posta vídeos cantando reggaetons famosos adaptados para português. Durante o show de Karol G no Brasil, em maio, os vídeos dele começaram a chamar atenção nas redes sociais.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por LM (@lucaslm)

Ainda em maio, ele se uniu ao seu parceiro de composição Rafinha RSQ e lançou “Suas Amigas (Assereje)”. A música, com refrão chiclete, mistura reggaeton, funk e piseiro. A convite de Pedro Sampaio, os dois apresentaram a música ao vivo pela primeira vez na Bresh, festa internacional de pop latino que fez sua estreia em terras brasileiras recentemente.

A meta do cantor é gravar com uma de suas maiores referências, na ponte entre o Brasil e a América Latina: Anitta. Ele já teve o privilégio de ter duas composições gravadas por ela: “Macetei” e “Mel”, ambas do EP “À Procura da Anitta Perfeita”.

“Ela é uma referência muito grande no caminho que eu quero fazer no Reggaeton. Uma das minhas metas hoje é gravar e escrever para espanhol para ela”, conclui.

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.