Você está lendo
8M: CEO da T4F, Francesca Alterio acredita num futuro equânime na indústria

8M: CEO da T4F, Francesca Alterio acredita num futuro equânime na indústria

Executiva comemora conquistas como o line-up do Popload, 55% feminino

Avatar de Claudia Assef
Francesca Alterio é CEO da TF4 e trabalha por equidade na música

Neste Dia Internacional da Mulher, uma boa notícia para quem torce por mudanças positivas no ecossistema da indústria da música no Brasil. Francesca Alterio, atual CEO da Time For Fun (T4F), empresa líder em entretenimento ao vivo na América do Sul, tem como prioridade na sua agenda de trabalho a equidade de gênero, dentro e fora dos palcos dos grandes shows que promove.

Embora cerca de 46% dos consumidores globais de música sejam mulheres, elas representam apenas uma fração dos profissionais na indústria musical. Nos festivais pelo mundo afora, menos de 20% dos artistas são mulheres, um número que, apesar de baixo, tem mostrado sinais de crescimento.

VEJA TAMBÉM
Norah Jones

Sobre os rumos que o país deve tomar para diminuir a supremacia masculina no mercado musical, ela é positiva e espera que Vitório, seu primeiro filho, nascido no final de 2024, conheça uma realidade diferente no futuro.

“Eu acho que as coisas vão melhorar. Na verdade, já estão melhorando. Quando você pensa que, uns 10, 15 anos atrás, não havia mulheres como headliners dos festivais, hoje o cenário é outro. Falta muito, é claro, precisamos ter muito mais representatividade feminina na música e nos cargos de liderança das empresas em geral. Apesar da mudança positiva, as mulheres ainda ocupam somente 5% dos cargos de CEOs em companhias de capital aberto no Brasil”, relata a executiva.

Nos bastidores, as disparidades são mais evidentes. Somente 2% dos produtores musicais e 3% dos engenheiros de som são mulheres, indicando uma área crítica para transformação. Francesca busca mudar isso através de suas práticas de contratação e promoção.

Francesca Alterio, CEO da TF4(divulgação)
Em 2017, aos 25 anos, Francesca Alterio ingressou na T4F, empresa fundada em 1983 por seu pai, Fernando Alterio, e, desde 2020, integra comitês estratégicos da empresa, incluindo governança, crise e ESG. (divulgação)

Bacharel em Administração, Design Estratégico e Gestão pela Parsons School of Design, em Nova York, Francesca construiu sua carreira internacionalmente, passando por instituições como MoMA, Vogue, MATTE Projects e trabalhando com o diretor criativo Giovanni Bianco, queridinho de Madonna, entre outros grandes artistas. Em 2017, aos 15 anos, ela ingressou na T4F, empresa fundada em 1983 por seu pai, Fernando Alterio, e, desde 2020, integra comitês estratégicos da empresa, incluindo governança, crise e ESG.

Apaixonada por música, Francesca se tornou a responsável pela criação e desenvolvimento da divisão de festivais da empresa, à frente de grandes eventos como Lollapalooza Brasil, Turá, Popload, GRLS! e Primavera Sound São Paulo. De lá para cá, tem dado especial atenção a contratações de mais mulheres nos palcos e também nos cargos executivos.

Neste Dia da Mulher, aliás, a próxima edição do Popload recebe o Selo Igual, do WME, graças ao line up composto em sua maioria por artistas mulheres. Selo WME no popload festival

“É muito gratificante termos grandes nomes femininos compondo 55% do line-up de um festival com um histórico de dar destaque às mulheres, por onde já passaram por exemplo nomes como Patti Smith e PJ Harvey em edições anteriores”, relembra.

Kim Gordon, líder do Sonic Youth (divulgação)
Kim Gordon, do Sonic Youth, é uma das estrelas do line-up do Popload 2025, que ganhou o Selo Igual do WME (divulgação)

“Este ano, com Norah Jonas, Kim Gordon, St. Vincent e Laufey, estamos com artistas maravilhosas, grandes, e super diversas. Isso mostra como as artistas vêm se fortalecendo a cada ano e conquistando mais espaço e relevância”, acredita.

St. Vincent é uma das atrações do Popload

O Popload 2025 terá show da Laufey

Como diz aquele ditado, “a maçã não cai muito longe do pé”, Francesca se rendeu ao entretenimento muito nova e quer deixar sua marca na gestão da empresa. Seu pai é declaradamente uma de suas grandes inspirações, especialmente por enxergar nele um exmplo de resiliência no trabalho.

Tássia Reis lançou um dos melhores discos de 2024 e estará no Popload 2025 (José de Holanda)
Tássia Reis lançou um dos melhores discos de 2024 e estará no Popload 2025 (José de Holanda)

Ao longo de sua história, a T4F foi responsável por trazer ao Brasil e a outros países da região shows de artistas como Madonna, U2, Paul McCartney, AC/DC, Rolling Stones, Lady Gaga, Justin Bieber, Taylor Swift, além de montagens da Broadway no Brasil, como “Les Misérables”, “A Bela e a Fera”, “O Rei Leão”, “O Fantasma da Ópera” e “Família Addams”.

“Meu pai é uma das pessoas que mais entendem desse business, e o que eu mais admiro nele é a vontade que ele tem de fazer as coisas direito, às vezes pelo caminho mais difícil, mas buscando sempre um resultado melhor”, ela elogia.

Pergunto sobre um grande desafio de mudança e a conversa muda o foco para um território onde as mulheres são minoria esmagadora: as profissões das áreas mais técnica da indústria da música. “Esse sim é um grande desafio, mas, assim como meu pai, eu gosto de pensar que tudo é possível quando a gente tem um foco e não desiste”, ela contemporiza. Estamos na torcida também.

Popload 2025

Quando: sábado, 31 de maio, a partir das 11h

Local: Parque Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, Vila Mariana, São Paulo)

Ingressos: de R$ 325 a 650 no site Ticket For Fun

Line up: Norah Jones, St. Vincent, Kim Gordon, The Lemon Twigs, Laufey, Terno Rei & Samuel Rosa, Tássia Reis e Exclusive Os Cabides

Ouça a playlist do Popload Festival 2025

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.