Você sabe o que é BPM?
Conheça a sigla que define a velocidade da música e dá nome a estilo do funk
Coração e música, o que essas duas coisas têm em comum? Sabemos que elas podem se conectar, mas falando de sonoridade, elas também partilham algo, suas batidas são contadas a partir do BPM.
A sigla BPM é a abreviação de batidas por minuto. Encontramos esse termo em alta em ritmos musicais como pop, eletrônica e o funk.
Musicalmente, a unidade do BPM é medida através do metrônomo, que é uma espécie de relógio musical. Com essa ferramenta é possível identificar quantidade de batidas por minuto de uma música.
O número de BPM’s vai determinar a velocidade da música, quanto maior o BPM mais rápida é a batida, logo ela é mais dançante.
Veja também: Qual a diferença entre o sample e a interpolação?
Desse modo, a quantidade de batidas por minuto vai dar as características da sonoridade da música. O funk é um estilo em que o BPM é um ponto marcante, tanto que uma das variações do gênero o funk 150 BPM tem esse nome justamente devido as suas batidas aceleradas.
O beat do funk tradicional do conta com 130 BPM’s na média, porém a partir do carnaval de 2019, uma variação mais agitada despontou. Nessa época o beat com 150 BPM se destacou a cena.
Músicas como “Hoje Eu Vou Parar Na Gaiola” de Mc Livinho e Rennan da Penha, “Eu Não Vou Embora” de DJ Zullu, Anitta e MC G15, e “Vamos Pra Gaiola” de MC Kevin O Chris e FP Trem Do Bala dominaram a folia daquele ano. Até hoje MC Kevin O Chris é um das principais referências no funk 150 BPM.
Assine a Billboard Brasil e fique por dentro de tudo o que rola no mundo da música.