Você está lendo
‘Vão lembrar de mim pra sempre’, diz Oruam sobre lei que carrega seu nome

‘Vão lembrar de mim pra sempre’, diz Oruam sobre lei que carrega seu nome

Rapper falou sobre 'Lei Anti-Oruam' em entrevista e ensaio para a Dazed

“Tem um projeto de lei com o meu nome, então sou muito famoso. Eles vão se lembrar de mim para sempre”, disse Oruam em entrevista à Dazed, revista londrina de cultura e lifestyle, ao comentar a “Lei Anti-Oruam”. A declaração surge poucos dias depois de Poze do Rodo ser preso no Rio de Janeiro por associação e apologia ao tráfico de drogas.

VEJA TAMBÉM
P Diddy em 'festa do branco' em 2005

Filho de Marcinho VP, o dono de “22 Meu Vulgo” comentou a relação com a prisão do pai (“Eu chorava todos os dias naquela época”, diz o rapper) e como a mãe o ajudou na caminhada para se tornar um dos maiores artistas do país (“Quando mostrei meus primeiros poemas a ela, ela me disse que eu era muito bom nisso, e todos que os liam acabavam chorando. Se você recebe esse tipo de reação, isso é arte.”).

Maior alvo da extrema-direita no Brasil, o rapper é uma espécie de anti-herói no trap nacional. “Não consigo descrever esse sentimento, é como se eu tivesse que ser um herói”, diz ao repórter Felipe Maia. “Na verdade, eu sou um anti-herói”, ele remenda.

Lei Anti-Oruam

Parlamentares de diferentes esferas governamentais, incluindo vereadores de 12 capitais, deputados estaduais, federais e um senador, propuseram projetos de lei com o objetivo de vetar apresentações de artistas que promovam a apologia ao consumo de drogas e ao crime organizado em eventos financiados pelo poder público.

A proposta, chamada de “PL anti-Oruam”, faz referência ao rapper carioca, filho de Marcinho VP, líder do Comando Vermelho, preso em 1996, foragido e recapturado em 2000.

Rappers e funkeiros têm sido apontados como os principais alvos dessa iniciativa. O movimento ganhou força após a vereadora Amanda Vettorazzo (União Brasil) apresentar um projeto de lei na Câmara Municipal de São Paulo.  Medidas semelhantes já foram apresentadas em pelo menos 12 capitais, sendo a maioria de autoria de vereadores do União Brasil e do PL. Além de São Paulo, projetos foram protocolados em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Campo Grande, Fortaleza, Curitiba, Vitória, João Pessoa, Porto Alegre, Cuiabá, Porto Velho e Natal.

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.