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TikTok aposta na interação com o público, grande estrela do Rock in Rio

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TikTok aposta na interação com o público, grande estrela do Rock in Rio

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Carol Baracat, diretora global de Marketing Integrado do TikTok
Carol Baracat, diretora global de Marketing Integrado do TikTok

Achar que o TikTok é só para os jovens está fora de moda. É a plataforma dos livros, da música, das grandes descobertas, das histórias curiosas e de muito mais. É a plataforma de todo mundo, em todos os momentos. Com isso em mente, o TikTok decidiu se aproximar ainda mais de seu público e homenageá-lo durante o Rock in Rio, realizado em setembro.

A ação “Ídolos da Pista” levou fotógrafos profissionais ao festival para registrar momentos especiais de quem fosse ao estande da marca, ou tivesse se inscrito previamente. A plataforma viu a importância de se relacionar com seu público fora do meio digital, e o Rock in Rio foi um passo para estreitar ainda mais essa conexão.

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O estande no festival foi disputado, assim como os brindes distribuídos por lá –destaque para o logo em formato de pelúcia, que fez sucesso pela Cidade do Rock.

“Para marcas digitais, às vezes falta um momento de interação direta. Quando o TikTok faz esse tipo de ativação, o objetivo é tornar a marca mais tangível, concreta e próxima. Isso permite que as pessoas vivenciem a marca de maneira mais íntima, vendo que ela existe e faz parte da vida de muita gente. O TikTok impacta a cultura, então queremos estar presentes onde essa cultura está sendo celebrada”, diz Carol Baracat, diretora global de Marketing Integrado do TikTok.

Na ação, o público que estava curtindo o festival virou celebridade, os fotógrafos se transformaram em paparazzi, e momentos comuns se tornaram inesquecíveis. As imagens especiais foram, depois, exibidas num telão de LED no estande da marca. A reação de quem se via ali, como uma verdadeira estrela, foi unânime: muitas fotos, vídeos e gritinhos de comemoração. Alguns dos ídolos da pista, inclusive, ganharam o direito a curtir shows na área VIP do estande.

Carol define a ação como uma retribuição que reforça o que é a marca: “Mostra que a gente é democrático, uma marca onde todo mundo tem a sua voz”.

E os paparazzi do TikTok não fizeram distinção nenhuma: o Brasil se viu representado naquele telão. Esses rostos também saíram da Cidade do Rock e foram parar em pontos de ônibus, shoppings, no aeroporto e totens do Rio de Janeiro. A marca criou novos ídolos, para além daqueles que já circulavam e se apresentavam no Rock in Rio.

“A gente sempre tenta trazer alguma coisa nova, e a campanha foi a consolidação desse conceito de vida real, de homenagem ao cotidiano”, afirma a diretora.

TikTok e a música

Carol lembra de como a ação teve início, respondendo a uma pergunta importante do público. “Começamos a campanha com a questão ‘TikTok é para mim?’, porque é isso que as pessoas se perguntam. Queríamos fazer essa conexão com quem ainda não está na plataforma. E, quando começa a usar, descobre a diversidade de conteúdo e vê quantas coisas aprende. É literatura, moda, maquiagem, academia. São tantas comunidades ali dentro!”

Para quem ainda não chegou até a plataforma, ela é embalada por música. E, nessa esteira, vão canções lançadas na última semana, clássicos dos anos 2000 ou algum rock do século 20. Não tem muito segredo nem explicação: para uma música cair nas graças do TikTok e virar hit depende apenas do público.

Isso, claro, leva artistas e compositores a sonharem com uma tendência própria. Músicas hoje já são pensadas para conquistar o público primeiro ali. Dessa forma, o TikTok se estabelece como um influenciador da vida real na cultura brasileira.

“A música é um elemento que faz parte da composição das histórias que os criadores de conteúdo contam. Então, a plataforma acaba sendo também um espaço para as pessoas descobrirem canções e artistas, sejam novos ou antigos. A forma de consumir música ali é um elemento novo na indústria”, analisa Carol. “A música está no DNA do TikTok.”

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