SXSW: SP House recebe mais de 15 mil pessoas
Forma 4 dias de evento promovido pelo Governo de São Paulo


A SP House, iniciativa do Governo de São Paulo, foi sucesso de público na programação do SXSW 2025. Mais de 15 mil pessoas, de 55 diferentes nacionalidades, passaram pelo espaço durante os quatro dias de programação, superando o número de 10 mil visitantes em 2024. Neste ano, uma novidade que chamou a atenção do público foi a área business exclusiva, em que os visitantes puderam realizar reuniões e encontros de negócios, ampliando conexões e mostrando para o mundo o potencial do estado de São Paulo.
“A participação da SP House no SXSW 2025 reafirma o compromisso de São Paulo em se consolidar como um dos maiores polos de cultura e inovação do mundo. Tivemos recorde de visitantes, ampliação do espaço levando muita criatividade do nosso estado ao mundo, mas também abriu portas para novas oportunidades de negócios, colaborações internacionais e fortalecimento da nossa economia criativa. Estar aqui é mostrar ao mundo que São Paulo é um lugar onde ideias inovadoras se transformam em realidade e impactam a sociedade de forma significativa”, destaca a secretária da Cultura, Economia e Indústrias Criativas, Marilia Marton.
Com espaço ampliado de 1.200 m², a SP House mostrou a força, pluralidade e o compromisso que a Casa tem em trazer oportunidades de negócios e ampliação de networking. Neste ano, foram realizadas mais ativações, além do aumento de conexões globais, com mais speakers internacionais no palco principal. O público pode se conectar ainda mais com São Paulo, explorando a arte e cultura tão marcantes do estado.
“A SP House foi um sucesso e certamente vai gerar muitos frutos para o desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo. Fizemos uma série de reuniões com o empresariado e apresentamos nossos projetos e todo o potencial paulista para atração de investimentos. O mundo precisa conhecer mais São Paulo e eventos como este são fundamentais para impulsionar o plano de crescimento visionário liderado pelo governador Tarcísio de Freitas”, afirma Jorge Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico.
Conteúdos
Com 32 horas de conteúdo, divididas em palestras sobre os mais variados temas, o espaço ofereceu uma programação para todos os públicos. Com uma série de painéis, masterclasses e atrações musicais foi possível destacar a inovação, a cultura e os negócios de São Paulo.
O movimento SP por Todas, criado pelo Governo de SP para dar visibilidade à rede de apoio do estado, foi um dos destaques do primeiro dia de debates da SP House. O movimento também levou para Austin diversas ativações, com a bandeira símbolo da ação, projeções em leds, vídeos e materiais educativos. Outro momento de destaque foi o painel de apresentação do “Clipe da Quebrada”, um projeto que contratou diretores de pequenas produtoras de vídeo para criar videoclipes de artistas das Fábricas de Cultura, proporcionando visibilidade para talentos periféricos e ampliando o portfólio de produtores audiovisuais. O painel contou com a presença da secretária Marília Marton e KondZilla, um dos maiores nomes do audiovisual no Brasil.
A programação também foi marcada pelo Business Talk “São Paulo: The Rising Star of Global Investments”, no dia 10 de março, onde Jorge Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, explorou como o Estado se consolidou como um dos principais hubs globais de investimento. A agenda cultural encerrou a cada dia com shows e DJs com muita brasilidade que contou com a Billboard Brasil como um dos parceiros na curadoria musical.
O evento ofereceu também palestra “How to boost your profile and become a creator at SXSW” com Luiz Gustavo Ribeiro (LinkedIn), seguida pela transmissão do “Emerging Tech Trend Report” da futurista Amy Webb que também esteve na casa para conhecer o espaço. Discussões sobre o futuro da inteligência artificial no Brasil, o impacto social da publicidade com o especialista Ronaldo Lemos.