Spotify bate R$ 20 bilhões de receita no 4º trimestre de 2023
Ao todo, plataforma acumula mais de 600 milhões de usuários
As receitas do Spotify no último trimestre de 2023 cresceram 16% em comparação ao mesmo período de 2022, atingindo US$ 4,05 bilhões (R$ 20,2 bilhões, na cotação atual).
Os valores são impulsionados pelo o aumento nos usuários ativos mensais (23%, passando para 602 milhões) e nos assinantes premium (15%, ultrapassando 236 milhões), superando as expectativas.
Depois de um terceiro trimestre em que a empresa de streaming obteve lucro pela primeira vez num ano, no entanto, o seu prejuízo operacional ficou novamente no vermelho, em US$ 82,7 milhões, embora melhor do que a sua orientação. O Spotify diz que, excluindo encargos únicos, seu lucro operacional teria sido de US$ 75 milhões, mais que o dobro dos US$ 34 milhões de lucro gerado no terceiro trimestre de 2023.
Número de usuários
O Spotify adicionou 10 milhões de assinantes no quarto trimestre, superando as expectativas em 1 milhão, e adicionou 31 milhões no ano.
Seus 602 milhões de usuários ativos mensais também ficaram 1 milhão à frente da orientação e representaram 28 milhões de usuários adicionais no quarto trimestre, que foi o segundo maior acréscimo no quarto trimestre na história da empresa.
O Spotify passou por uma série de medidas de corte de custos no ano passado, incluindo a demissão de 17% do pessoal em dezembro – sua terceira rodada de demissões em um ano – enquanto buscava lucratividade contínua, além de instituir seu primeiro aumento de preços em seus planos premium padrão em mais de uma década. Isso ajudou a empresa a sair do azul no terceiro trimestre, e o Spotify disse hoje: “Com as tendências de receita e lucratividade oscilando favoravelmente em direção a 2024, vemos o negócio bem posicionado para oferecer maior crescimento e lucratividade”.
Esses encargos únicos incluíam 143 milhões de euros em encargos líquidos relacionados com indenizações e otimização imobiliária, disse a empresa.
O Spotify também incluiu alguns números de sua popular campanha Wrapped de final de ano. Segundo a empresa, a campanha atraiu mais de 225 usuários médios mensais, com engajamento aumentando 40% ano após ano.