Símbolo da cultura black, Chic Show comemora 50 anos com Lauryn Hill
No line up nomes como Mano Brown, Criolo e Lauryn Hill


Um dos maiores símbolos da cultura negra de São Paulo, a Chic Show realizará um grande baile black no Allianz Parque, neste sábado (13), em comemoração aos seus 50 anos de existência. No line up da festa, nomes como Mano Brown, Criolo e Lauryn Hill. Não é pouca coisa.
Engana-se quem pensa que o Chic Show trata-se de apenas mais um festival a abarrotar o calendário nacional. Em seus tempos áureos, a Chic Show atuava como gravadora, produzia grandes eventos e até revelou artistas, como o grupo Sensação, sucesso no pagode dos anos 1990. O projeto teve destaque nas décadas de 1970 e 1980, quando os bailes aconteciam no antigo Palestra Itália, atual Allianz Parque, que volta a sediar o evento.
“Nós iniciamos a conversa com a Chic Show sabendo que eles têm uma marca muito forte”, explica André Matalon, executivo responsável pela produtora Music On Events. “A ideia é que esse seja um primeiro festival, vemos que há espaço para realizarmos outras edições”, planeja, baseado na boa vendagem de ingressos –o que não anda lá tão comum no cenário atual.
E essa primeira edição chega já com grandes nomes, tendo Lauryn Hill como a grande estrela. Um dos assuntos que mais movimentou a internet logo após o anúncio foram os memes envolvendo os constantes atrasos para subir ao palco da cantora responsável por um dos álbuns mais aclamados da história — “The Miseducation Of Lauryn Hill”, lançado em 1998, indicado a dez Grammys e vencedor de cinco, fazendo da cantora a primeira mulher a atingir tal feito. O disco, aliás, de hits como “Doo Wop (That Thing)”, foi o primeiro de hip hop a levar na categoria álbum do ano na história.
“Claro que vimos os comentários e, convenhamos: artistas atrasam. Não é algo fora do comum. Eles estão avisados e, contratualmente, estamos cobertos. O Allianz tem horário. É um show especial, ela estará com o YG Marley [filho de Lauryn] então tem toda essa energia também”, afirma.
Mais um festival?
O festival Chic Show já nasce com uma bagagem histórica, mas num período complexo para a realização de festivais. O mercado de shows e festivais no Brasil amarga uma fase de superlotação no calendário, o que impacta nas vendagens — aliás, ainda restam ingressos para o evento deste sábado (13) neste link. O Rock in Rio, por exemplo, pela primeira vez não teve todos os ingressos esgotados rapidamente –e isso na edição comemorativa de 40 anos do festival, que acontece em exatos dois meses.
Os organizadores do Chic Show, porém, acreditam que a mistura do presente com o passado, bem como o recorte voltado para a cultura negra, vai destacá-los.
“Você pega os line ups dos festivais hoje em dia e é tudo muito parecido. Inclusive nos eventos de hip hop. Conseguimos uma parceria legal com a Chic Show. Temos uma wishlist para os próximos anos também, estamos pensando a longo prazo”.