Quem é Lauryn Hill e por que você não deve perder o show dela?
Ela fez história na música e abriu portas para toda uma geração
A cantora Lauryn Hill surgiu duas vezes no noticiário brasileiro recentemente. Primeiro, quando encontrou Ludmilla para parabenizá-la após o show da brasileira no Coachella. Dois dias depois, foi anunciada como principal atração do festival Chic Show, que acontece no Allianz Parque, no dia 13 de julho, também com YG Marley (filho da própria), Wyclef Jean (ex-companheiro de Lauryn no The Fugees), Mano Brown, Criolo, Rael e Sandra de Sá.
Na primeira performance de Lauryn Hill no Brasil, em 2007, a cantora foi recebida com ansiedade e louvor por um público forjado em seus maiores sucessos, como “Doo Wop (That Thing)”. Desde então, Lauryn esteve no país em outras quatro oportunidades, sempre com uma banda encorpada e numerosa (com quase 20 integrantes), fazendo jus às expectativas.
Se os temas musicais ficam mais intensos, também crescem os assuntos que Lauryn traz em suas letras: romances afrocentrados e conquistas necessárias à autoestima, somadas a uma voz que continua sendo marca registrada de uma época de ouro e que captura fãs tradicionais de R&B e também os fãs mais hardcore do hip hop.
O repertório dos shows de Ms. Lauren Hill segue quase inalterado desde então: uma média de 12 canções do aclamado álbum “The Miseducation of Lauryn Hill”, de 2018, e os sucessos obrigatórios do Fugees (“Fu-Gee-La”, “Ready Or Not” e o cover de “Killing Me Softly With This Song”).
Recordista no Grammy
Cantora, compositora, produtora e também atriz, a norte-americana fez história ao vencer, com o disco “The Miseducation of Lauryn Hill”, a categoria álbum do ano, no Grammy de 1999, sendo o primeiro disco de hip hop a vencer na categoria. Além desse prêmio, ela recebeu outros quatro, tornando-se a primeira mulher a ganhar cinco prêmios em uma mesma noite. Ela também foi a primeira rapper a levar o prêmio de artista revelação.
E o legado da cantora vai além dos prêmios e da influência genética em YG Marley, filho de Lauryn, um dos nomes mais tocados no mundo em 2023, figura constante no Billboard Hot 100 desde o final de 2023. Artistas como SZA, Jorja Smith e Amy Winehouse sempre creditaram Lauryn como uma das principais influências musicais.
Apesar do sucesso de “The Miseducation of Lauryn Hill”, foi durante o auge comercial do álbum que a cantora se afastou dos palcos. Então com 22 anos de idade, Lauryn saiu de cena para cuidar de seu primeiro filho, Zion Marley.
Vinte e seis anos depois do lançamento de “Miseducation…”, Lauryn continua sendo uma das cantoras que mais causam curiosidade por conta de suas perfomances ao vivo. Suas apresentações ao redor do mundo são, hoje, raras. Em 2024, ela foi incluída no Hall da Fama do Grammy.
🚨 Lauryn Hill responde críticas sobre chegar atrasada nos shows e diz que fãs têm sorte dela comparecer para as apresentações
“Eles dizem: ‘Oh, ela está atrasada, ela está atrasada esta noite’. Ei, vocês têm sorte de eu estar neste palco todas as noites. Deixo minha alma… pic.twitter.com/fmCXmbdWkL
— RAP MAIS (@RapMais) November 6, 2023