Samba em Harvard? Jorge Aragão dá palestra nos EUA para falar dos desafios do Brasil
'Brazil Conference' é realizado desde 2015 pela comunidade brasileira em Boston
O sambista Jorge Aragão dará palestra em Harvard relembrando a trajetória do samba desde suas raízes até os dias atuais. O sambista está escalado para o evento “Brazil Conference”, organizado por estudantes brasileiros da Universidade de Harvard. Ao seu lado, políticos, esportistas, influenciadores e outros nome da música, como Seu Jorge, Ivete Sangalo e Juliette.
As palestras acontecem hoje (6) e amanhã (7) e têm como tema “O Encontro de Vários Brasis”. A intenção é discutir ideias e soluções para os desafios sociais enfrentados pelo país. O artista falará na tarde do segundo dia, abordando o tema “Samba do Recôncavo à Pedra do Sal: Arte, Alegria e Resistência”.
“Prestigiados são aqueles que usam a arte como luta. E, por isso, me sinto muito honrado em poder inspirar e poder fazer parte da memória do samba, que é onde estão fincadas as minhas raízes e é a maneira como eu converso com o mundo. Ele faz parte da minha história e de tudo que eu amo. Me sinto feliz em agradecido por essa oportunidade de compartilhar minhas experiências, percepções e realizações”, diz o sambista.
Aragão contará, em seu painel, o que o samba ensina em igualdade racial, tolerância religiosa e filosofia de vida, destacando como o gênero se desenvolveu e se diversificou ao longo dos anos. Além de refletir o papel do samba na formação da identidade cultural brasileira e como ele continua a ser um veículo de expressão.