Rock in Rio diz que Dia Brasil vai ser ‘o mais histórico’ da edição 2024
Em 21 de setembro, o festival vai contar apenas com artistas brasileiros


Na edição que celebra os 40 anos do Rock in Rio, a organização anunciou o Dia Brasil. Em 21 de setembro, apenas cantores brasileiros vão se apresentar no festival. A iniciativa é inédita no evento e sofreu com algumas críticas.
Em termos de vendas de ingresso, o Dia Brasil é um dos que teve menos adesão. Até a publicação dessa matéria, estão disponíveis as modalidades inteira (R$ 795), meia-entrada (R$ 397,50) e para beneficiários do Itaú (R$ 675,75) para 21 de setembro. Também há entradas para os dias 15 e 19, liderados por Avenged Sevenfold e Ed Sheeran, respectivamente, na programação.
Segundo Luis Justo, CEO da Rock World, a escolha de fazer o Dia Brasil surgiu de uma “demonstração de ousadia” da organização do festival. “Só um festival da dimensão do Rock in Rio para caber essa representação simbólica de todos os gêneros musicais. A gente sempre fala sobre a diversidade”, disse em coletiva com a imprensa nesta quinta-feira (25).
Ele relembrou a primeira edição do Rock in Rio, que contou com shows de nomes como Elba Ramalho e Ney Matogrosso, e alegou ter grandes apostas para o Dia Brasil. “É uma honra, uma felicidade. Não tenho dúvida de que vai ser o dia mais histórico dessa edição.”
Polêmica com a região Norte
Após o anúncio do Dia Brasil, nomes como Fafá de Belém e Joelma se manifestaram sobre a ausência de representantes de cantores do norte do país.
Fafá chegou a conversar com a Billboard Brasil sobre o assunto, e se mostrou revoltada com a escalação para o Dia Brasil. “Quando o Rock In Rio anuncia o “dia do Brasil” e nós não estamos… Eu, com 67 anos, já não me preocupo muito se eles vão dizer que eu quero estar lá. Eu quero que meu povo e a voz da floresta estejam lá. Nós temos uma COP para acontecer aqui e fomos ignorados como música pelo Rock in Rio!?”.
Em resposta ao assunto, Luis Justo exaltou a presença de Gaby Amarantos na programação. A cantora é natural de Belém, no Pará. “Polêmicas como essa ajudam a trazer assuntos importantes para dentro do mercado, como a diversidade.”