Revelação da MPB, João Mar detalha importância da música em tratamento contra câncer
Cantor foi diagnosticado em setembro do ano passado
João Mar, um dos nomes em ascensão da Nova MPB, não deixou que o diagnóstico de Linfoma de Hodgkin (câncer no sistema linfático), recebido em setembro do ano passado, o desmotivasse para continuar os planos da carreira na música. Em entrevista para a Billboard Brasil, o cantor explicou a importância da arte para o tratamento e os próximos passos até o lançamento de seu novo disco.
“A música faz parte do meu tratamento. É super importante para me manter esperançoso quanto a vida e quanto as reviravoltas positivas que ela traz”, explica João.
“Parar nunca foi uma opção. Eu sempre vi o ato de fazer música como algo revolucionário, tanto para mim individualmente, quanto para as pessoas que escutam meus lançamentos”, acrescenta.
Além disso, o cantor vê a arte como motivação e conexão com os fãs em um processo tão importante.
“A música sem dúvidas cura. Ela é uma parte essencial do processo. É claro que os métodos medicinais são essenciais para buscar a recuperação, mas vejo que a música é um complemento perfeito do tratamento. É uma forma de potencializar os efeitos do processo e ainda, de quebra, manter as pessoas otimistas que uma melhor etapa sempre está por vir.”
“E, acima de tudo, é uma forma de me conectar com os meus fãs e com as pessoas que torcem por mim. É um canal tanto para que eu possa enviar as minhas mensagens de conforto através das canções, quanto para que eles possam me transmitir apoio e carinho. Isso é indispensável no processo que estou passando”, diz o cantor.
O amor pela música começou cedo, aos 15 anos, quando compôs as primeiras letras, mas a decisão de seguir a carreira artística nasceu de um perrengue.
“Estava viajando de carro com a minha mãe e o rádio quebrou. Tivemos que cantar para não passar a viagem em silêncio, as músicas que ela mais gostava e passaram a ser as minhas preferidas também. Foi uma situação simples, mas especial e decisiva para dar início aos meus planos”, conta João.
Recentemente, ele lançou “No Azul do Teu Olhar”, uma celebração aos momentos marcantes da vida e as inspirações que formaram João como artista seguirão fazendo parte dos próximos trabalhos.
“Os fãs podem esperar o João Mar em sua essência. Verão uma pessoa fiel às suas influências, que vão de Armandinho até Bob Marley e um artista comprometido em fazer com que a vida melhore para todos através da música. A quem me ouve, a ideia do meu próximo álbum, que será lançado este ano, é trazer conforto e otimismo. A cura chega! Não importa onde você precise dela.”