Quem é Rachel Reis ? Indicada ao Grammy Latino
Cantora concorre com nomes como Planet Hemp e Titãs
Foi divulgado nesta terça-feira (19), os indicados ao Grammy Latino 2023. Entre os indicados nas categorias brasileiras está a baiana Rachel Reis, ela concorre a categoria Melhor Álbum de Rock e Música Alternativa em Português com seu disco de estreia “Meu Esquema“.
Cantora e compositora, Rachel Reis tem 25 anos e nasceu em Feira de Santana na Bahia. Sua família influenciou diretamente na paixão na música, a mãe cantava serestas e sua irmã forró e piseiro. Seus primeiros passos na música começaram em 2016, cantando covers de Peninha, Caetano e Adriana Calcanhoto, além disso, ela também se apresentava em barzinhos.
BaianaSystem, Mayra Andrade, Gilberto Gil, Amy Winehouse e Jorge Ben são algumas de suas inspirações artísticas.
Em 2020, Rachel lançou seus primeiros singles “Ventilador” e “Sossego”, mas foi com a canção “Maresias” que ela começou a ganhar notoriedade. Atualmente faixa conta mais de 16 milhões de streams no Spotify e faz parte da trilha sonora da novela “Fuzuê” da Rede Globo.
O álbum “Meu Esquema” que lhe rendeu indicação ao Grammy Latino foi lançado em setembro de 2022. São 12 faixas que segundo a cantora misturam MPB, Samba, Reggae, Bolero, Pagodão, Afro beat e Ijexá. No mesmo ano ela foi indicada a artista revelação no Prêmio Multishow e no Women Music Events. Já em 2023, ela levou essa mesma categoria na votação da APCA (Associação Paulista de Críticos Teatrais).
A baiana já incorporou o lineup de grandes festivais como: Coala, MITA, Rock The Mountain e GRLS!. No Grammy Latino, ela concorre com Planet Hemp, Titãs, Tulipa Ruiz e Lô Borges.