Vasco, Flamengo e Fluminense: como Tim Maia foi parar em treta do Carioca
O imbróglio envolvendo Maracanã, Fla-Flu e o Vasco envolveu até o 'síndico'
No dia em que a morte de Tim Maia completa 26 anos, o Club de Regatas Vasco da Gama homenageou o cantor que, segundo seu biógrafo Nelson Motta, era torcedor do “Gigante da Colina” — antes de declarar simpatia ao América carioca. No entanto, chama a atenção que os vascaínos adoraram a postagem-homenagem para repetirem a palavra “síndico”. Afinal, qual a relação entre Vasco da Gama e Tim Maia para além do fato de Tim Maia ter sido um tijucano torcedor do clube?
O Maracanã com novos “donos”
Em abril de 2019, Flamengo e Fluminense assinaram um acordo de cessão temporária para administrar o Maracanã, enquanto o novo edital, que serviria para licitar o estádio, não era feito. Uma semana após o governo do estado do Rio escolher o Flamengo e o Fluminense para administrarem o estádio, o Vasco da Gama entrou com um pedido, junto ao Ministério Público do Rio para anular o procedimento que definiu os dois clubes como administradores provisórios do Maracanã. O órgão, porém, manifestou-se ser contra o pedido do Vasco da Gama por entender não ter havido ilegalidade ou ato lesivo ao erário público.
A insatisfação vascaína
Desde então, o Vasco demonstra publicamente, por meio de notas ou posts nas redes sociais, sua insatisfação com o fato de um aparelho público do Estado não conseguir comportar jogos do clube, indicando que há uma forte preferência à dupla do consórcio do que ao fato de o estádio é público e deveria ser de todos.
Como Flamengo e Fluminense não são, de fato, donos do estádio, a palavra “síndico” caiu bem na boca dos vascaínos.
Aniversário do “síndico”
Tim Maia ficou conhecido também como “síndico” após Jorge Ben Jor assim apelidá-lo na canção “W/Brasil (Chama o Síndico)”, de 1992. De acordo com Jorge, o Brasil vivia momentos tão loucos que, fosse um prédio, teria Tim Maia no cargo. Aproveitando a homenagem ao “síndico”, a torcida do Vasco não poupou o uso do adjetivo nos comentários.
TWITTER/X:
Há exatos 26 anos, em 15 de março de 1998, morria um dos maiores ícones da música brasileira: Tim Maia.
Seu biógrafo e amigo, Nelson Mota, já cravou que ele era vascaíno, mas quando adulto, o cantor revelou sua simpatia pelo America.
Independente da bandeira, é um grande nome e… pic.twitter.com/4DPfSC89Oj
— Vasco da Gama (@VascodaGama) March 15, 2024
INSTAGRAM: