Por que 12 de julho foi escolhido como o Dia do Funk?
Projeto de lei que formaliza a data aguarda sanção do presidente Lula


O Senado Federal aprovou, no último dia 8 de julho, uma proposta que institui o dia 12 de julho como Dia Nacional do Funk. Após passar pela Comissão de Educação e Cultura do Senado, o projeto aguarda um último passo: a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Mas por que 12 de julho é o Dia do Funk?
A data 12 de julho foi escolhida em homenagem ao Baile da Pesada, realizado nesta data em 1970, no Rio de Janeiro. A festa é considerada o primeiro evento do gênero no Brasil.
Idealizado por Ademir Lemos e Newton Alvarenga Duarte, o Big Boy, o baile reuniu centenas de pessoas no extinto Canecão, em Botafogo, na zona sul do Rio.
“É em reverência à importância dos Bailes da Pesada no processo que levou ao desenvolvimento do funk no Brasil, e a todos os DJ’s e pessoas que estavam envolvidas nas festas e eventos daquela época, que queremos propor o dia 12 julho como o Dia Nacional do Funk. A pluralidade de suas vertentes, estilos e expressões, além de seu papel transformador na vida da juventude brasileira, torna sua representação em nosso calendário nacional obrigatória”, diz trecho do projeto de lei, assinado pelo deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP).
Outras datas comemorativas do funk
Em dezembro de 2022, a cidade do Rio de Janeiro também instituiu o dia 12 de julho como Dia do Funk no município.
O projeto, que tem como uma das autoras a vereadora Veronica Costa (PL-RJ), conhecida como Mãe Loira do Funk, cita que ” o funk é uma das expressões artísticas periféricas mais fortes do país e o maior movimento cultural do planeta em termos de números”, diz a vereadora, símbolo da Furacão 2000 nos anos 1990.
Já em São Paulo, o dia estadual do funk é comemorado no dia 7 de julho, em homenagem ao MC Daleste (1992-2013), assassinado nesta data. A deputada estadual Leci Brandão (PCdoB-SP) foi quem propôs o projeto de lei pela data, sancionada pelo então governador Geraldo Alckmin (PSB), em 2016.