Lula sanciona lei que cria o Dia Nacional do Funk
Data passará a ser celebrada no dia 12 de julho
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta terça-feira (30) a lei 14.940, que cria o Dia Nacional do Funk, a ser comemorado no dia 12 de julho.
Nas redes sociais, Lula comemorou a criação da data e ressaltou a importância do funk para a cultura nacional e sua expansão pelo mundo.
“O funk é muito mais que um gênero musical. É uma plataforma de transformação social que dá visibilidade às realidades e talentos dessas comunidades. O funk é voz, é identidade, é resistência”.
Mas por que 12 de julho é o Dia do Funk?
A data 12 de julho foi escolhida em homenagem ao Baile da Pesada, realizado nesta data em 1970, no Rio de Janeiro. A festa é considerada o primeiro evento do gênero no Brasil.
Idealizado por Ademir Lemos e Newton Alvarenga Duarte, o Big Boy, o baile reuniu centenas de pessoas no extinto Canecão, em Botafogo, na zona sul do Rio.
Outras datas comemorativas do funk
Mas, para além da data nacional, outras cidades já comemoraram o dia do funk. Em dezembro de 2022, a cidade do Rio de Janeiro também instituiu o dia 12 de julho como Dia do Funk no município.
O projeto, que tem como uma das autoras a vereadora Veronica Costa (PL-RJ), conhecida como Mãe Loira do Funk, cita que ” o funk é uma das expressões artísticas periféricas mais fortes do país e o maior movimento cultural do planeta em termos de números”, diz a vereadora, símbolo da Furacão 2000 nos anos 1990.
No entanto, o Rio não é a única capital com uma data específica. Em São Paulo, o dia estadual do funk é comemorado no dia 7 de julho, em homenagem ao MC Daleste (1992-2013), assassinado nesta data. A deputada estadual Leci Brandão (PCdoB-SP) foi quem propôs o projeto de lei pela data, sancionada pelo então governador Geraldo Alckmin (PSB), em 2016.